Últimos dias para se inscrever no curso gratuito de História da Arte do Paraná
Prazo para fazer inscrições termina no dia 31 de julho

Período de inscrições termina na próxima segunda-feira (31)

O período de inscrições para o curso gratuito sobre a História da Arte do Paraná, promovido pelo Solar do Rosário, termina na próxima segunda-feira (31). Com o objetivo de apresentar os movimentos artísticos existentes no Estado, o conteúdo será repassado por meio de aulas teóricas, palestras e depoimentos de artistas, professores, críticos, galeristas e familiares de artistas já falecidos.

Além das aulas – que vão de 1º de agosto a 29 de novembro - serão realizadas visitas a museus, espaços públicos e particulares de arte, ateliers e oficinas de arte. No final, todos os participantes ganharão um certificado de conclusão. (Segue abaixo a programação completa)

“O curso iniciará com um panorama geral da história da Arte, passando pela História da Arte do Brasil até chegar no foco principal que é a Arte do Paraná. Teremos ainda um modelo de patrimônio histórico e outro módulo de Arte educação. Além disso, serão estudados os Salões de Arte Paranaense, a criação dos mais significativos museus e espaços de arte do estado, a grande contribuição da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), bem como a importância fundamental dos primeiros viajantes estrangeiros e, posteriormente, dos representantes das diversas correntes migratórias que fortaleceram a arte estadual”, explica a diretora do Solar do Rosário, Lucia Casillo Malucelli.

O curso conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), por meio do projeto de Lei Estadual de Incentivo à Cultura (PROFICE), além do patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Confira a programação completa:

01/08 - Aula inaugural com Maria Cecília Noronha.

02 e 03/08 - Panorama geral da História da Arte - parte 1 - Prof. Jul Leardini.

15 e 16/08 - Panorama Geral da História de Arte - parte 2 - Prof. Liana Zilber Vivekananda.

05 e 06/09 - História da Arte Contemporânea - Prof. Dr. Artur Freitas.

19 e 20/09 - Panorama Geral da História da Arte do Brasil – parte 1 - Prof. Jul Leardini.

26 e 27/09 - Panorama Geral da História da Arte do Brasil – parte 2 - Prof. e Mestre Analucia Procopiak.

03 e 04/10 - Metodologia de ensino, Ação educativa - Ministrante Arte-educadora Patricia Reuter.

17 e 18/10 - Patrimônio Histórico de Curitiba - Prof. Mestranda Leticia Geraldi Ghesti.

07 e 08/11 - História da Arte do Paraná: século XIX e primeira metade do século XX - Profa. Dra. Rosemeire Odahara Graça.

21 e 22/11 - História da Arte do Paraná: segunda metade do século XX aos dias atuais - Prof. Dr. Fernando Fontoura Bini.

28/11 - 25 anos de arte paranaense, a convivência com Poty Lazzaroto e depoimentos de familiares de artistas falecidos - Aula e mesa redonda com Regina Casillo, artistas e convidados.

29/11 - 25 anos de arte paranaense, o mercado hoje e conversa com artistas atuantes no mercado de arte do Paraná - Conversa com Regina Casillo e convidados.

________________________________________________________

Curso História da Arte do Paraná no Solar do Rosário

Valor: gratuito

Período: até o dia 31 de julho (segunda-feira)