Má postura no trabalho é um grande vilão para a coluna

Dores na coluna e tendinites estão cada vez mais comuns por conta da má postura no trabalho, geralmente em escritórios, local onde pessoas passam a maior parte do dia em frente a um computador. Essas dores surgem por conta de lesões por esforço repetitivo e de acordo com o Dr. Reinaldo Nishiyama, ortopedista do Centro de Qualidade de Vida de São Paulo, a situação pode se agravar sem os devidos cuidados. “Atendo diariamente vários pacientes com problemas de coluna e tendinites por ficarem muito tempo sentados no trabalho com o uso de PC ou Ipads. Se não cuidado é possível do indivíduo ter hérnias de disco, escoliose e cervicobraquialgia. As tendinites vejo nos ombros, cotovelos e antebraços. Em casos críticos, podem levar a um mal comum que é a cirurgia.”, explica.

Há dicas simples que podem ser adaptadas ao cotidiano que evitam lesões e previnem problemas futuros:

- Manter os ombros e quadris alinhados.
- Adaptar o encosto para a curvatura da coluna.
- Verificar se o descanso para o antebraço está na altura do cotovelo.
- Pés sempre apoiados no chão ou em um descanso apropriado.
- Deixar o mouse próximo ao teclado, que deve estar sempre alinhado à frente do monitor.

Além disso, Dr. Reinaldo afirma que o alongamento é um ato importante para evitar o comprometimento muscular, principalmente na coluna cervical e lombar e deve ser feito diariamente, principalmente quando se levanta da cadeira. “Alongue sempre para manter a postura correta e relaxar os músculos. Este ato facilita a circulação sanguínea e previne as tensões, o que facilita os movimentos e previne lesões por esforço repetitivo”, complementa.

O CQV conta com profissionais e serviços completos como Atividade Física Supervisionada, Fisioterapia, Pilates (também para gestantes), RPG, Hidroterapia, Acupuntura e Watsu. O centro inclui Drenagem Linfática e Shiatsu, técnicas bastante requisitadas para o equilíbrio da saúde física, emocional e mental.

Editorias: Saúde
Tipo: Pauta  Data Publicação: 14/10/15