E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Painel de notícias



Pesquisa




Especialista em saúde da mulher diz sobre o tratamento fisioterápico no câncer de mama
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Os avanços tecnológicos no tratamento do câncer de mama ocorridos durante 20 anos proporcionaram cirurgias menos radicais e melhor terapêutica complementar. Diante desta evolução no tratamento médico do câncer de mama, fez-se necessário uma abordagem multidisciplinar do paciente para reabilitação, com melhora na qualidade de vida.

A atuação fisioterapêutica na doença ocorre no pré e pós-cirúrgico, durante o tratamento radioterápico e nas reconstruções mamárias. A cirurgia da retirada do câncer pode trazer algumas complicações, como dor, limitação de movimento do braço operado, alteração postural, retração da cicatriz, perda de sensibilidade do lado afetado, rigidez dos vasos linfáticos e o linfedema. Segundo Maíra Oshiro, fisioterapeuta especializada em saúde da mulher do Centro de Qualidade de Vida (CQV), os exercícios com o membro afetado é muito importante para restaurar os movimentos do ombro, cotovelo e prevenir perda de massa muscular. “Os objetivos da fisioterapia no câncer de mama são prevenir aderência cicatricial que pode limitar a amplitude de movimento do braço, prevenir edema pós-cirurgico e proporcionar amplitude de movimento articular do ombro homolateral à cirurgia”, diz. Já no caso de linfedema, o tratamento é feito com o que chamamos de Terapia Física Complexa (TFC) que são exercícios para os braços, drenagem linfática manual e cuidados com a pele.

O tratamento restaura os movimentos e funções comprometidos, minimiza o quadro de dor e incapacidades para que não ocorra a instalação de deformidades e progressão de sintomas. O objetivo essencial da fisioterapia nas reconstruções mamárias é evitar complicações, como aderência da prótese, e restabelecer o retorno precoce das atividades da vida diária. Além disso, a nova alternativa busca aprimorar integridade às funções dos sistemas, o que proporciona qualidade de vida e bem-estar no âmbito físico e social.

O CQV conta com profissionais e serviços completos como Atendimento Clínico, Atividade Física Supervisionada, Fisioterapia, Pilates (também para gestantes), RPG, Hidroterapia, Acupuntura e Watsu. O centro inclui Drenagem Linfática e Shiatsu, técnicas bastante requisitadas para o equilíbrio da saúde física, emocional e mental.

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 14/10/15
Fonte do release
Empresa: Hayai Assessoria de Comunicação  
Contato: Hayai Assessoria de Imprensa  
Telefone: 11-3487-4661-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: jornalismo_hayai
MSN: jornalismogeral@hotmail.com
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.