E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




“VIVA! Hungria’’ apresenta um dia inteiro no Museu da Imigração, 20/10, repleto de atividades para celebrar e valorizar a história da comunidade húngara no Brasil
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
\
\'\'Viva! Hungria\'\' acontece no próximo dia 20/10 no Museu da Imigração de São Paulo

O evento é fruto da parceria entre o Museu de Imigração e o Consulado-Geral da Hungria em São Paulo que tem expandido o número de descendentes brasileiros com dupla cidadania. Ciclo de palestras, apresentação e aula de danças típicas, aula de gastronomia e comidas típicas, apresentação do Coral Húngaro, oficina de artesanato, iniciação ao idioma estão entre as atividades para o dia

São Paulo, 15 de outubro de 2018 – Quase um século depois da primeira grande leva de imigração húngara para o Brasil, o país ganha um dia de atividades no Museu mais importante sobre imigração, situado na capital paulista. Não à toa, essa é a região em que se concentram a maior parte dos húngaros e seus descendentes que escolheram o Brasil como o novo lar. Desde 2010, a entrada em vigor da nova lei de cidadania que facilita a naturalização de húngaro-descendentes, os vínculos entre os dois países têm vindo a se fortalecer. A Hungria foi uma importante parceira do governo brasileiro no programa Ciência sem Fronteiras e se orgulha ter recebido perto de três mil jovens brasileiros em suas universidades.

Para coroar toda essa crescente cooperação bilateral, transmitir a cultura e tornar pública a importante presença da comunidade Húngara no país, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – abre as portas no dia 20 de outubro, das 10h00 às 18h00, para receber o projeto ‘’VIVA! Hungria’’, fruto da parceria com o Consulado-Geral da Hungria em São Paulo. A programação abordará as tradições húngaras, contará com apresentações artísticas, gastronomia, oficina de artesanato, entre outras atrações. Acesse o programa completo do evento http://museudaimigracao.org.br/agenda/viva-hungria/.

Para Szilárd Teleki, Cônsul-Geral da Hungria em São Paulo, o evento é também uma forma de homenagear os húngaros do Brasil, que tanto fizeram pela preservação da sua cultura e identidade ao longo das décadas. ‘’O dia “VIVA! Hungria”, organizado em parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, coroa uma série de atividades culturais que o Consulado-Geral da Hungria vem organizando em forte cooperação com os membros da Comunidade Húngara de São Paulo. Neste dia, gostaríamos de mostrar um espectro muito variado da cultura húngara com danças folclóricas, venda de comida e artesanato típicos, projeção de filme, oficinas de culinária e de língua húngara, entre outros. Neste grandioso evento, esperamos poder aproximar o público brasileiro de tudo o que é húngaro.’’

Em 2018, fez 91 anos que Brasil e Hungria estabeleceram relações diplomáticas, e ao longo deste período, ambas as nações têm buscado fortificar e prosperar esse convívio. Prova disso são as crescentes associações húngaras espalhadas pelo país, sendo possível hoje contabilizar em torno de 100.000 brasileiros com descendência magyar.

VIVA! Celebre e Vivencie

O Museu da Imigração é local de parada obrigatória para quem está em São Paulo. Independentemente de ser morador ou turista, todos deveriam visitar e conhecer o riquíssimo acervo que guarda partes importantes da história da cidade e ajuda a remontar um passado no qual o fluxo imigratório de japoneses, italianos e húngaros culminou na existência da metrópole multicultural que hoje conhecemos. O local foi a hospedaria que abrigava os imigrantes quando chegavam no Brasil. Iniciado em 2017, o projeto ‘’VIVA! Celebre e Vivencie’’, que tem como objetivo apresentar a cultura de várias partes do mundo em um único lugar, chega a sua sétima edição, coroando a relação de crescimento e apoio mútuo entre Brasil e Hungria.

No dia 20 de outubro, às 11h00, a exibição do filme ‘’Mamãe e outras figuraças da família’’ da cineasta Ibolya Fekete marca o início da programação especial do ‘’Viva! Hungria’’ que se estende ao longo dia, contando com a apresentação do Coral Húngaro, às 13h00, e do Grupo de Danças Pántlika, às 14h00. Além das manifestações culturais e oficinas, o evento também incluirá uma palestra sobre turismo e oportunidades de bolsas de estudos na Hungria, ministrada por Balázs József, Cônsul Cultural e de Educação, às 13:30.


Serviço:
VIVA! Hungria
Data: 20 de outubro (sábado)
Hora: 10h00 às 18h00
Programação Completa: http://museudaimigracao.org.br/agenda/viva-hungria/
Entrada: R$ 10 (http://www.ticketfacil.com.br)
Local: Museu da Imigração – Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca
São Paulo – SP

*Szilárd Teleki – Cônsul Geral da Hungria em São Paulo – possui formação em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais de Moscou. Trabalha no Ministério das Relações Exteriores da Hungria há 27 anos. Em sua carreira diplomática, já foi cônsul em São Paulo, Kiev e Los Angeles, conselheiro da embaixada em Brasília, chefe no escritório regional da Hungria na Venezuela e Cônsul-Geral em Almati, Cazaquistão.


*Sobre as missões diplomáticas da Hungria no Brasil – A Embaixada na Hungria, localizada em Brasília e o Consulado-Geral de São Paulo, atuam na área do desenvolvimento das relações entre os dois países. Com sua política chamada “Abertura para o Sul”, a Hungria presta mais atenção do que antes nesta importante região da América. Há oito Cônsules Honorários da Hungria em várias cidades do Brasil, além de existir um Curso da Língua e Cultura Húngaras na Universidade de São Paulo (USP) e um Leitorado Húngaro na Universidade Estadual do Ceará. Foram realizados, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), fóruns de negócios para estreitar relações comerciais entre empresas dos dois países. E, como incentivo à cultura, o programa de música clássica “Prelúdio” da TV Cultura, em parceria com a Embaixada Húngara, oferece ao vencedor, desde 2014, uma bolsa de estudos de até três anos para a Academia de Música Franz Liszt, de Budapeste. No dia 23 de outubro comemora-se a Revolução Húngara de 1956. Em homenagem ao Dia Nacional da Hungria, Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, decretou o nome de “Comunidade Húngara” a um importante viaduto na capital pelo qual passam dois milhões de paulistanos por dia.

Editorias: Economia  Educação  Governo  Negócios  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Galeria de Comunicações  
Contato: Luciana Juhas, jornalista responsável  
Telefone: 11-3803-8590-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/GaleriaComunica
Facebook: https://pt-br.facebook.com/galeriacomunica/
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.