Praias primitivas, quilombos e história em Alcântara
Foto por Adilson Zavarize

Tenho certeza que muitos turistas brasileiros já ouviram falar do município de Alcântara, um dos mais importantes do Maranhão. É inegável a importância histórica e cultural do centro urbano dessa cidade. Igrejas, prédios, casario e ruínas que são testemunhos de uma época áurea. Fontes, museus, manguezal, gastronomia única cenários mágicos tornam a cidade um dos destinos turísticos mais completos do país.

Mas, Alcântara não se resume apenas em seu centro urbano. No interior do município, praias desertas revoadas de guarás, enormes áreas de proteção ambiental e dois destinos incríveis, merecem destaque. O primeiro deles é a praia de primitiva de Mamuna, que impressiona os visitantes, tanto pela preservação de suas areias e águas como pela intensidade e colorido de suas dunas avermelhadas.

O segundo é a região Quilombola de Itamatatiua. Levando-se em consideração seus aspectos culturais se constitui em verdadeiro refúgio de manifestações sem igual, destacando-se a brincadeira de tambor de crioulas integrada pelos moradores da localidade, tendo também a participação da população originária de povoados próximos.

A apresentação do tambor de crioula ocorre todo o ano, essa grande manifestação religiosa ocorre nos dias 14 e 15 de outubro, sendo de grande importância para o Quilombo, certamente em virtude de sua origem, cuja fé popular atribui as terras onde está localizada a comunidade de posse de Santa Thereza, sendo os moradores seus guardiões.

O artesanato em argila manufaturado pelas mulheres quilombolas é reconhecido internacionalmente, principalmente a tradicional forma com que os produtos são elaborados, feitos de maneira completamente manual. Existem várias técnicas de fabricação de peças, uma das mais antigas e interessantes é a moldagem utilizando serpentinas de argila, as artesãs mais antigas a dominam com precisão. O Brasil precisa conhecer e visitar essas duas maravilhas escondidas no recortado litoral norte maranhense.

Onde ficar

A Pousada Bela Vista é a melhor opção de hospedagem na bela e histórica cidade de Alcântara, uma das mais antigas do Maranhão. A pousada oferece um espaço cheio de atrativos, ambientado e decorado com artesanato local e casinhas nas árvores. Tem como carro chefe, o cardápio do restaurante que oferece uma gastronomia variada com o melhor da culinária maranhense; tudo é preparado com ingredientes naturais e fresquinhos no fogão a lenha, dando um gostinho especial e exclusivo às receitas.

A pousada fica no alto de uma belíssima colina e proporciona contato direto com a natureza; é um ótimo local para observar através de um belíssimo mirante, o voo dos guarás e uma vista privilegiada da baía de São Marcos. Papagaios, árvores de frutas regionais como mangueiras, cajueiros, e uma boa receptividade compõem os atrativos. Além de piscina e apartamentos temáticos

Reservar: (98) 3337-1569 ou alcantarabelavista@gmail.com
Para mais informações: belavistapousada.com