E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Textos reunidos de Adorno sobre indústria cultural ganham tradução revigorada
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Textos reunidos de Adorno sobre indústria cultural ganham tradução revigorada
...

Coletânea aborda questões sobre música, rádio, cinema, literatura, política, sociologia e filosofia, possibilitando ao leitor compreender a evolução histórica de um dos temas centrais da reflexão adorniana

Um dos tópicos que mais caracterizam o legado filosófico do pensador Theodor W. Adorno, pertencente à chamada Escola de Frankfurt, é a reflexão crítica sobre a cultura de massas. Para representar seus escritos neste segmento, a Editora Unesp traz a lume a coletânea Indústria cultural, cujo conceito primordial foi cunhado por Adorno e Max Horkheimer, ainda no início da década de 1940, e aborda uma grande gama de assuntos: música, rádio, cinema, literatura, política, sociologia e filosofia.

Ao longo dos nove ensaios, selecionados dentre os mais representativos de sua produção sobre o tema, pode-se apreender uma significativa amostragem de textos sobre cultura de massas desde o início dos anos 1930 (portanto, antes mesmo do estabelecimento do termo “indústria cultural”), passando pelo final dessa década e início das de 1940 e 1950, até os anos 1960 – ocasião em que o autor retoma e atualiza conceitos estabelecidos na Dialética do esclarecimento, com Horkheirmer.

Destaca-se nesta seleção a variedade de caminhos percorridos pelo pensador alemão: “seja a partir do fenômeno do kitsch, das características que a recepção da música assume quando realizada por meio da radiodifusão, do caráter específico do fetichismo que adere à mercadoria cultural, do impacto da televisão no cenário da cultura de massas, antes dominada pelo rádio e pelo cinema, da tutela da cultura pelos setores da administração pública e das consequências do imediatismo difundido pela indústria cultural numa ação política que se pretende revolucionária”, pontua, no prefácio, o pesquisador Rodrigo Duarte.

“Figura maior no panorama filosófico do século XX, Theodor W. Adorno foi responsável por uma experiência intelectual gerada pela confrontação incessante da filosofia com o “campo da empíria”, em especial a Teoria Social, a Crítica Literária, a Estética Musical e a Psicologia”, anotam Eduardo Socha, Jorge de Almeida, Ricardo Barbosa, Rodrigo Duarte e Vladimir Safatle, membros da comissão editorial da Coleção Adorno. “Nessa desconsideração soberana pelas fronteiras intelectuais, estava em jogo a constituição de um conceito renovado de reflexão filosófica que visava livrá-la da condição de discurso que se restringe à tematização insular de seus próprios textos.

”Um dos públicos mais importantes de leitores universitários de Adorno encontra-se em faculdades de Comunicação e pós-graduações de Estudos de Mídia. “Por isso, a edição de uma coletânea com alguns textos fundamentais sobre indústria cultural e cultura de massa visa, sobretudo, a alimentar o debate que ali se desenvolve”, anota a comissão. Isso também vale para outro relevante público-leitor de Adorno no Brasil: os pesquisadores e Psicologia Social e Psicanálise. “Pensar o atual teor de verdade do pensamento de Adorno significa, portanto, a dupla tarefa de repensá-lo em face dos dilemas do mundo contemporâneo e refletir sobre o quanto esses dilemas podem ser iluminados sob o prisma de suas obras.”

Sobre o autor - Theodor W. Adorno (1903-1969) foi um filósofo alemão e um dos principais teóricos da cultura. Fez parte da corrente conhecida como Escola de Frankfurt, ao lado de Max Horkheimer, Walter Benjamin e Jürgen Habermas. De sua obra, a Editora Unesp já publicou outros 12 títulos pela Coleção Adorno.

Título: Indústria cultural
Autor: Theodor W. Adorno
Tradução: Vinicius Marques Pastorelli
Número de páginas: 286
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 58,00
ISBN: 978-65-5711-004-1

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: http://www.editoraunesp.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Pluricom  
Contato: Katia Saisi  
Telefone: 11-3774-6463-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.