E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Literato discute lugar da poesia no mundo de hoje
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Literato discute lugar da poesia no mundo de hoje
...

Compreender o insistente interesse do homem contemporâneo por poesia, nesta era digital, sempre alimentou a curiosidade do poeta e estudioso paulistano Carlos Felipe Moisés

Em um mundo preenchido pela tecnologia de ponta, onde os ideias de qualidade total, produtividade e eficiência máximas dominam corações e mentes neste século XXI, qual é o espaço que cabe à poesia? Diante dessa questão, Poesia para quê? A função social da poesia e do poeta, do crítico literário, poeta e docente paulistano Carlos Felipe Moisés, lançamento da Editora Unesp, é leitura fluida, porém profunda, que coloca a poesia no espaço e na perspectiva que lhe cabem.

“Os ensaios aqui reunidos, escritos em épocas diferentes e com variados propósitos, de início sem a intenção de que viessem a formar um livro, giram em torno de uma só pergunta básica, quanto ao papel social da poesia e do poeta”, anota Moisés. O autor regressa a Platão e Confúcio e caminha ao lado da poesia até os dias atuais, buscando apreender elementos que extrapolam a produção lírica em si e fornecendo um panorama profundo do lugar da poesia ao longo dos séculos: da oralidade coletiva pré-Gutenberg ao pensar o fazer poético na forma de linguagem e não apenas como devaneios oníricos – mais racional que passional, ele diz.

“O estímulo que me levou a pensar neste livro foi a constatação do surpreendente interesse que o homem contemporâneo dedica à poesia, um interesse que só tem feito crescer, ano após ano – boa razão, talvez, para insistir na indagação”, pontua o autor. “Meu ponto de partida foi a utópica República platônica, a sociedade ideal, em que não haveria lugar para o poeta. Mas o ideal não se cumpriu. A Verdade e a Justiça sonhadas por Sócrates e convivas é que foram banidas da sociedade. O poeta não arredou pé e aí está, até hoje, incitando-nos a prosseguir. Quanto mais certeza tivermos de que só nos resta a Utopia, mais a Poesia insistirá em alimentar o espírito que nos move.”

Sobre o autor - Carlos Felipe Moisés (1942-2017) teve uma carreira profícua, toda ela dedicada às letras – particularmente à literatura. Colaborou durante décadas com periódicos como Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo, principalmente como crítico literário. Foi professor de literatura brasileira e portuguesa na Universidade de São Paulo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na Universidade Federal da Paraíba e na Universidade da Califórnia. Um dos grandes especialistas brasileiros em Fernando Pessoa, destaca-se ele também como prosador e como poeta, sendo autor de uma extensa obra que se espraia entre a crítica literária, a literatura em prosa e verso, traduções e antologias.

Título: Poesia para quê? A função social da poesia e do poeta
Autor: Carlos Felipe Moisés
Número de páginas: 295
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 49,00
ISBN: 978-85-393-0792-0

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: http://www.editoraunesp.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Pluricom  
Contato: Katia Saisi  
Telefone: 11-3774-6463-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.