Sátiras de Olavo Bilac ganham livro digital para download gratuito
Sátiras de Olavo Bilac ganham livro digital para download gratuito
...

Textos de um dos principais poetas parnasianismos foram publicados principalmente em periódicos de 1887 a 1905 e reúnem poemas e crônicas.

Para quem iniciou a carreira jornalística a contragosto, Olavo Bilac revelou-se em poucos anos um panfletário entusiasta, sofrendo com uma prisão política e até um autoexílio. De sua ampla produção, a Editora Unesp e a Universidade de Lisboa lançam Sátiras, uma reunião de poemas e crônicas publicados principalmente em periódicos de 1887 a 1905.

“Mesmo os textos satíricos em verso, via de regra assinados por pseudônimos, apresentavam estrofes, metrificação, rimas e ritmo regulares – eram, em suma, parnasianos, apesar de moderadas concessões ao sermo humilis (gírias, expressões chulas, coloquialismos etc.), as quais, de resto, eram perfeitamente compatíveis com o estilo baixo da sátira”, anota o responsável pela edição e pelo estudo crítico da obra, Alvaro Simões Junior. “Em certo sentido, parnasiano não é apenas o estilo sério; parnasiana é, em última instância, a distribuição da obra literária em espécies estilísticas distintas. Assim, as batalhas que o cronista parnasiano Bilac travou na imprensa ajudaram a manter o Parnaso limpo, regular, harmonioso, perfeito.”

Ao longo de mais de 200 páginas, os textos se distribuem de acordo com a forma adotada: poemas herói-cômicos, esquetes, sonetos, odes, crônicas, canções, fábula e epigramas. “A propósito, reservamos uma seção para as crônicas versificadas, ou seja, para textos que, apesar das rimas e do ritmo regular, realizaram o comentário bem-humorado dos fatos cotidianos, como é próprio da crônica”, escreve Simões.

Em estilo mais leve que aquele adotado na parcela de sua produção que o celebrizou, Olavo Bilac produziu textos de caráter multifacetado, resgatados cuidadosamente neste livro que estreia a Coleção Brasil, do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas Europeias, da Universidade de Lisboa.

Sobre o autor - Olavo Bilac (1865-1918) foi jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro. Considerado o principal representante do parnasianismo no país, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.

Título: Sátiras
Autor: Olavo Bilac
Edição e estudo crítico: Alvaro Simões Junior
Número de páginas: 231