E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Coletânea de ensaios resgata sociologia universal de Gabriel Tarde
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Coletânea de ensaios resgata sociologia universal de Gabriel Tarde
...

Nesta leitura, objeto de estudo da ciência seria a natureza social dos mais diversos tipos de fenômenos, não apenas humanos, mas também celulares, atômicos, químicos e biológicos

Acostumou-se a pensar a sociologia a partir dos olhos de Émile Durkheim, seu “pai fundador”. Porém, ao adotar este prisma, pode-se perder uma visão divergente que tem muito a acrescentar ao debate sociológico, levantada pelo francês Jean-Gabriel Tarde. É com base neste objetivo, de fornecer ao leitor outra perspectiva enriquecedora da ciência sociológica, que vem a lume o título Monadologia e sociologia: e outros ensaios, lançamento da Editora Unesp.

“Tudo indica que estes ensaios foram os primeiros escritos por Tarde; foram também os mais ousados, dirão uns, os mais delirantes, dirão outros, os mais metafísicos, provavelmente aquiescerão uns e outros”, anota Eduardo Viana Vargas, organizador dos textos. O primeiro, que titula o livro, relaciona os estudos sociológicos ao sistema de mônadas, ou as “substâncias simples” de Leibniz, que fundamentariam o universo como sua menor parte. “Entre outras coisas, ele vem mostrando de maneira enfática que, para Tarde, o que conta não são os indivíduos, mas as relações infinitesimais de repetição, oposição e adaptação que se desenvolvem entre ou nos indivíduos, ou melhor, num plano onde não faz sentido algum distinguir o social e o individual”, aponta Vargas.

A fundamentação da sociologia tardiana estaria na diferença, produzida por duas forças que atuam concomitantemente nos seres: a “crença” e o “desejo”. “Pela crença o eu se distingue e distingue; pelo desejo ele se modifica e modifica”, escreve Tarde. Além disso, há espaço ainda para a estruturação da realidade do presente, legada aos dois últimos ensaios teóricos.

A obra ainda traz uma extensa bibliografia para os que desejarem se aprofundar na obra do pensador francês. “Entre outras coisas, a bibliografia evidencia que ele publicou muita coisa e sobre muitos assuntos, quase tudo em vida, e que as publicações foram interrompidas pouco tempo depois de sua morte e apenas recentemente retomadas.”

Sobre o autor – Jurista de formação, Jean-Gabriel Tarde (1843-1904) desenvolveu um pensamento original, difícil de ser classificado, que abrange temas de campos tão diversos como a filosofia, o direito, a criminologia, a psicologia, a economia, o direito e a sociologia. Em vida, foram célebres suas polêmicas com Durkheim – no período de gestação da disciplina sociológica – e com Cesare Lombroso – sobre as raízes da conduta criminal. Após sua morte, a influência de suas teses é reconhecida em um espectro amplo, de Henri Bergson a Bruno Latour, passando por Gilles Deleuze.

Título: Monadologia e sociologia: e outros ensaios
Autor: Gabriel Tarde
Organização e introdução: Eduardo Viana Vargas
Tradutor: Paulo Neves
Número de páginas: 281
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 58,00
ISBN: 978-85-393-0717-3

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: http://www.editoraunesp.com.br

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | bianka@pluricom.com.br
Diego Moura | diego@pluricom.com.br
Katia Saisi | katiasaisi@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463 | pluricom@pluricom.com.br | http://www.pluricom.com.br
| http://www.twitter.com/pluricom | http://www.facebook.com/pluricom

Editorias: Ciência e Tecnologia  Cultura e Lazer  Educação  Propaganda e Marketing  Sociedade  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Pluricom  
Contato: Katia Saisi  
Telefone: 11-3774-6463-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.