E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




FIMAN 2018 debaterá o crescimento da colheita da mandioca no país
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Feira Internacional da Mandioca (FIMAN) acontecerá em novembro em Paranavaí
Feira Internacional da Mandioca (FIMAN) acontecerá em novembro em Paranavaí

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a área a ser colhida com mandioca no Brasil neste ano deve totalizar 1,41 milhão de hectares, crescimento de 0,6% frente a do ano passado. Segundo o órgão, estima-se que a produção de mandioca cresça 0,5% neste ano, chegando a 20,7 milhões de toneladas. Essas informações foram divulgadas no último boletim de junho do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/ESALQ). Em meio a esta tímida previsão de evolução em 2018, players nacionais e internacionais do mercado da mandioca irão se reunir de 20 a 22 de novembro em Paranavaí (Noroeste do Paraná) para a troca de experiências, tecnologia e conhecimento. A expectativa da organização é que mais de 5 mil pessoas de 30 países visitem a FIMAN 2018, entre industriais, produtores, fornecedores, consumidores e varejistas, com a geração de aproximadamente R$ 100 milhões em negócios.

Hoje a mandioca é quinto produto agrícola em área no país, atrás apenas da soja, cana-de-açúcar, milho e arroz. Ela tem inúmeras finalidades, inicialmente são duas categorias: a mandioca de mesa e a destinada para a indústria – ano passado as fecularias brasileiras processaram um pouco acima de 1,5 milhão de toneladas, segundo dados do CEPEA. O Paraná é um dos maiores produtores da raiz, em 2017 foi 3,2 milhões de toneladas, sendo que as regiões de Paranavaí e Umuarama lideram no Estado, com 75,5 mil hectares de cultivo e produção de cerca de 2 milhões de toneladas. “Só no ano passado o Paraná gerou cerca de 25 mil empregos rurais e o faturamento no campo foi de R$ 11 bilhões”, pontua Maurício Gehlen, presidente da Comissão Organizadora da FIMAN 2018.

A mandioca no mundo

Em 2017, levantamento feito pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apontou que a produção mundial de mandioca foi de 278 milhões de toneladas. As fazendas mais produtoras do mundo estão na Índia, com uma média de 34,8 toneladas por hectare, já no Brasil é em torno de 14,8 toneladas por hectare.

Com relação à fécula de mandioca, são 71 unidades fecularias nacionais, sendo que destas, 42 estão no Paraná. Elas geram 3,5 mil postos de trabalhos no país e tem capacidade de processar quase 20 mil toneladas por dia. Porém, o mercado de exportação da fécula é dominado pela Tailândia, que comercializa mais de 3,2 milhões de toneladas/ano. Os maiores compradores de mandioca pelo mundo são: China, Espanha, Japão, Estados Unidos, Holanda, Coréia do Sul, Malásia, Indonésia, Filipinas e Portugal.

De acordo com Gehlen, um dos maiores esforços da FIMAN 2018 é reunir representantes desses países para promover a troca de experiências, estimular e sensibilizar os produtores nacionais da importância da comercialização ao mercado externo. “Temos como metas promover negócios e intercâmbio entre as empresas produtoras, agregar valor à produção, ampliar a geração de empregos, fomentar o nosso mercado, implantar uma cultura de inovação tecnológica e construir uma rede de informações. Serão três dias de troca de experiências, parcerias e novos caminhos”, finaliza Gehlen.

O pavilhão da FIMAN 2018 terá funcionamento das 13h às 20h, com entrada gratuita para visitantes mediante credenciamento no site http://www.fiman.com.br ou no local do evento no credenciamento.



Serviço – Feira Internacional da Mandioca – FIMAN 2018

Data: 20 a 22/11 (terça a quinta-feira)

Local: Parque Internacional de Exposições Costa e Silva: BR-376, Zona 11 | Paranavaí (PR)

Horário:13h às 20h

Entrada: gratuita

Promoção: Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), Sindicato Rural de Paranavaí, do Sindicato Rural do Noroeste do Paraná, da Prefeitura Municipal de Paranavaí e do Centro Tecnológico da Mandioca (CETEM)

Organização: Combo Action

Informações: +55 41-3095.1776 | e-mail: contato@fiman.com.br | http://www.fiman.com.br

Fonte CEPEA: http://www.cepea.esalq.usp.br/upload/revista/pdf/0340679001530025231.pdf



Informações e credenciamento para a imprensa:

Básica Comunicações – (41) 3019-9092 | http://www.basicacomunicacoes.com.br

Jornalistas responsáveis:

Adriana Mugnaini – (41) 9 9228-9589 (whatsapp) – adriana@basicacomunicacoes.com.br

Daniela W. Licht – (41) 9 9228-9577 (whatsapp) – daniela@basicacomunicacoes.com.br

Editorias:   Alimentos  Economia  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Básica Assessoria de Imprensa  
Contato: Adriana Mugnaini  
Telefone: --

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.