E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Open Labs anuncia o Smart Home Hub
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
O Smart Home Hub combina o melhor do Wi-Fi para garantir a melhor experiência de utilização suportando streaming de vídeo e centenas de dispositivos.
O Smart Home Hub combina o melhor do Wi-Fi para garantir a melhor experiência de utilização suportando streaming de vídeo e centenas de dispositivos.

Chegou a vez da casa verdadeiramente inteligente e personalizada.

A Open Labs, uma empresa do Grupo Altice Labs, desenvolvedora de produtos e serviços digitais, anuncia o Smart Home Hub, uma plataforma universal para criação, pelo próprio usuário, ágil e flexível de serviços para a Casa Inteligente, suportada na tecnologia Wi-Fi que liga equipamentos criando uma rede mesh, com possibilidade de roaming entre dispositivos.

O Smart Home Hub é uma solução agregadora, cujo cérebro reside na nuvem e permite com uma única aplicação integrar vários dispositivos e serviços conectados possibilitando, por meio de simples macroações desencadear sequências de ações autônomas e inteligentes. Por exemplo, a macroação \"quero ver um filme\" poderá desencadear o controle da luz ambiente, desligar a música que está tocando, pedir online um pacote de pipocas a um serviço de entregas, além de propor no menu da televisão um leque de filmes disponíveis. Com recursos de informações de utilização, hábitos e a modelos de machine learning, a solução permite ainda propor comportamentos e ações aos usuários tornando, assim, as casas e seus serviços conectados, verdadeiramente inteligentes e personalizados.

A solução surgiu com o objetivo de garantir a interoperabilidade entre os dispositivos inteligentes que já estão no mercado e que gradualmente vão sendo adotados pelos consumidores. Hoje, avoluma-se o problema da fragmentação e da falta de um verdadeiro ecossistema aberto que garanta a comunicação entre dispositivos, como: lâmpadas, câmeras, aspiradores e outros eletrodomésticos, sistemas de segurança e de conforto e até automóveis conectados. Controlar de alguma forma esses dispositivos é possível utilizando as aplicações específicas de cada um ou através de assistentes pessoais (ex. Alexa, Google Home) com os quais apenas alguns são compatíveis e normalmente através de comandos simples e isolados. É possível, por exemplo, desacoplar um interruptor \"burro\", mas não é tão simples torná-lo verdadeiramente inteligente ao ponto de saber quando deve ligar ou desligar uma luz em função de outras ações mais ao menos complexas.

O verdadeiro desafio surge da necessidade de orquestrar todas as ações possíveis com os vários objetos conectados, torná-las inteligentes e autônomas e unificar a experiência de utilização através de uma única aplicação ou de interação por voz em linguagem natural.

Agora, alertas sobre luzes deixadas ligadas, consumos elevados de energia, ou a possibilidade remota de executar ações em casa, estarão à distância de um clique.

Para que tudo isto aconteça é necessário termos uma boa cobertura Wi-Fi, que consiga chegar a todos os dispositivos e a todos os cantos da casa.

A tecnologia Wi-Fi tem se firmado, pese embora as novas gerações de tecnologia sem fios se sucederem (3G, 4G e finalmente 5G). O seu baixo custo e baixo consumo, ampla disponibilidade e facilidade de utilização aliadas à vantagem de usar bandas de frequências livres (não-licenciadas), são argumentos que a têm valorizado e reunido o interesse de empresas e da comunidade acadêmica.

Segundo Alcino Lavrador, Diretor Geral da Altice Labs e Presidente do Conselho de Administração da Open Labs, o caminho evolutivo do Wi-Fi que culminará numa nova norma dentro de quatro anos - Wi-Fi 7, sucedendo ao recentíssimo Wi-Fi 6, passará por utilizações desta tecnologia há algum tempo impensáveis. \"Utilizar unicamente as reflexões e interferências das radiações Wi-Fi dentro de casa, sem utilização de quaisquer outros sensores ou câmeras de vídeo, para detectar movimentos, presença e identificação de pessoas, sinais vitais (monitorização de respiração, por exemplo), invasão através de danos nos vidros, ou outros eventos, deixarão os laboratórios e passarão a fazer parte do nosso dia-a-dia\".

A Open Labs, em conjunto com a Altice Labs, depois de terem sido pioneiras no lançamento em setembro de 2017 do primeiro router Wi-Fi 5 (norma 802.11ac wave 2) de fibra e considerado o melhor router no mercado português, lançou na França, em agosto de 2019, o novo router de fibra com Wi-Fi 6, e prepara-se para complementar esta oferta com um conjunto de extensores em Wi-Fi 6, baseados nos protocolos EasyMesh da Wi-Fi Alliance, sobre os quais adicionaram um conjunto de funcionalidades patenteadas que tornam a experiência de utilização de Wi-Fi única. Estes extensores funcionam de forma semelhante as atuais antenas das redes móveis, permitindo sessões contínuas mesmo quando se muda de ponto de acesso e facilitando a vida do usuário ao dispensar a necessidade de configurar diferentes redes e passwords dentro de casa, entre muitas outras funcionalidades.

A preocupação de lidar eficientemente com a multiplicidade de dispositivos ligados em casa começou com Wi-Fi 6 e vai continuar com Wi-Fi 7 com o qual se pretende atingir velocidades de 30 Gigabit por segundo. Para isso, para além das atuais bandas de 2,4 e 5 Gigahertz, uma nova banda de 6 Gigahertz será introduzida bem como novos métodos de emissão e recepção.

Com o projeto Smart Home Hub, a Open Labs pretende combinar o melhor do Wi-Fi para garantir a melhor experiência de utilização suportando streaming de vídeo e centenas de dispositivos para lá da televisão, com uma capacidade de orquestração de ações sobre dispositivos individuais, ligando-os entre si e oferecendo uma capacidade inteligente de desenvolvimento de serviços em casa sem necessidade de outros sensores ou câmaras de vídeo, para além do router de fibra Wi-Fi e os extensores inteligentes. A interação com esta inteligência em casa será através da voz em linguagem natural ou com o comando da televisão, diretamente no ecrã ou numa aplicação associada.

\"Com o projeto pioneiro Smart Home Hub, a verdadeira casa inteligente está chegando e com ela, uma nova forma de a usufruir, simples e intuitiva vai surgir, suportada numa conexão até a residência em fibra ótica de ultima geração, capaz de entregar velocidades de vários gigabits por segundo, e complementada com a nova geração de Wi-Fi e um serviço de televisão inteligente como centro de comando\", complementa Lavrador.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Telecomunicações  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Carvalho Comunicação  
Contato: Carvalho Comunicação  
Telefone: 11-50815484-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: eliane_carvalho1
MSN:
Twitter: http://twitter.com/carvalho_com
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001941475690
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.