Redes Sociais: saiba utilizá-las para captar novos clientes

WeDoLogos dá dicas para estabelecer uma boa estratégia de marketing nas redes sociais para gerar engajamento com o público alvo

Com as pessoas cada vez mais conectadas é fundamental pensar em estratégias para atrair clientes e potencializar os negócios. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 116 milhões de pessoas conectadas. Já um estudo promovido pela agência We Are Social e a plataforma Hootsuite, revela que o brasileiro é o terceiro no ranking de quem passa mais tempo na internet: são cerca de 9 horas diárias navegando pela web. O país também aparece entre os primeiros quando o assunto é o tempo gasto nas redes sociais: mais de 3 horas diárias.

Portanto, cada vez mais presentes na vida dos brasileiros de todas as idades, as redes sociais deixaram de ser apenas plataformas de postagens e compartilhamento de opiniões pessoais e passaram a ser também um grande ambiente de negócios para empreendedores de todas as áreas. Por isso, é fundamental reconhecer a importância de campanhas direcionadas para cada público alvo para se destacar entre os concorrentes e alavancar os resultados das ações

Gustavo Mota, CEO da WeDoLogos, maior agência de design para PMEs do Brasil, listou algumas dicas para criar uma boa estratégia para gerar resultados nas redes sociais:

Informações abundantes que facilitam o processo de decisão de compra
Com o aumento da presença de empresas na internet, a disponibilidade de informações sobre os mais diversos mercados e assuntos é enorme. Isso significa que um potencial cliente terá oportunidade de comparar características e benefícios de produtos e serviços. Com isso, o empreendedor deve preocupa-se com o quanto de informações o público potencial terá sobre os produtos ou serviços e quais as razões que o faria tomar uma decisão. Ter um site institucional é fundamental para ser encontrado em sites de busca e é uma outra grande oportunidade de oferecer informações valiosas, inclusive, atuando de forma integrada às redes sociais. Para isso, o empreendedor precisa entender quais são os diferenciais da empresa em relação aos concorrentes e fazer com que, através das redes sociais, blog e site, os clientes saibam disso. “A qualidade de informações é, sem dúvida, um grande benefício que a internet proporciona aos consumidores. A empresa se aproxima do público alvo e demonstra sua preocupação com a clareza e relevância das informações que disponibiliza. Isso gera segurança e fortalece a confiança em realizar um negócio”, explica Gustavo Mota, CEO da WeDoLogos.

Conteúdos relevantes nas redes sociais
Além de informações específicas sobre a empresa, soluções e diferenciais competitivos, a internet é um excelente local para compartilhamento de conteúdo sobre o universo daquele mercado, de forma mais ampla e menos comercial. “Uma empresa de alimentos, por exemplo, ao invés de publicar assuntos claramente publicitários como ‘compre nosso leite condensado’, pode criar conteúdos informativos e ensinar a fazer um delicioso bolo, passar a lista de ingredientes e indicar onde comprá-los, tudo isso gratuitamente”, exemplifica Mota. Isso aumenta o engajamento com público e o reconhecimento com a marca como uma autoridade sobre o assunto.

Como o público enxerga a marca?
A qualidade das informações e conteúdos que uma empresa disponibiliza nas redes sociais diz muito sobre ela. Isso faz do social marketing um excelente termômetro de como o público, em geral, enxerga e se relaciona com uma marca e produtos. “É preciso se lembrar de explorar o maior número de sentidos e sensações de uma audiência. Isso inclui materiais de vídeo e áudio, textos e, essencialmente, ótimas imagens. Tudo o que for veiculado sobre uma marca nas redes sociais deve conter a identidade visual, que é a base de como a empresa se apresenta ao público e a mensagem que deseja transmitir”, explica Mota. O potencial de alcance das redes sociais é cada vez maior, então é fundamental estar atento a esses detalhes. Assim como toda ação de comunicação e marketing, as redes sociais precisam atender aos objetivos da empresa, ou seja, o posicionamento e a imagem que se deseja atingir.

Editorias: Internet  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing
Empresa: Singular Comunicação de Resultados