Evoluir e Magazine Luiza levam projeto ‘Baú das Artes’ a Santo André

Meio Ambiente, diversidade cultural, ética, cidadania e saúde são alguns assuntos abordados pelo ‘Baú das Artes’
A Evoluir, empresa especializada em desenvolver conteúdos e metodologias educacionais, há 20 anos no mercado, em parceria com o Magazine Luiza, promove hoje (4) o projeto ‘Baú das Artes’ na EMEIEF Odylo Costa Filho, em Santo André. O projeto tem como proposta apresentar atividades interativas abordando assuntos como meio ambiente, ética, cidadania, saúde, alimentação, educação para o consumo e diversidade cultural.
“O Baú das Artes entra em um mundo que mescla conhecimento e diversão através de materiais didáticos, jogos, fantoches, instrumentos musicais, esportes e brincadeiras. O objetivo principal é desenvolver formas de expressão, socialização, criatividade, leitura e habilidades manuais”, explica Mayara Bernardes, coordenadora do projeto. As duas unidades do baú que serão entregues, contém instrumentos musicais, materiais de artes plásticas, trajes, acessórios para figurino, jogos, além de diversos itens que se prestam a construções lúdicas e simbólicas com a natureza e dezenas de livros à disposição dos alunos.
O projeto pedagógico está organizado a partir de seis temas: meio ambiente, saúde, trabalho e consumo, pluralidade cultural, sexualidade e ética. Cada tema é composto por oito atividades, sendo quatro para crianças de 5 a 7 anos e outras quatro para 8 a 12 anos, compondo um total de 48 atividades. Um caderno de orientação do professor descreve detalhadamente como conduzir cada uma das atividades, com tempo de duração estimado, didática, sugestão de práticas, exercícios e formas de avaliação.
“Ao ser implantado na instituição de ensino, todos os educadores envolvidos serão capacitados para desenvolver o trabalho junto às crianças. O mais bacana é que quando as atividades usando a ferramenta são finalizadas, professores, crianças, familiares, e toda a comunidade envolvida no contexto acaba se transformando”, conta Mayara.
Com 12h de formação, o Programa pode ser aplicado para alunos do primeiro ao quinto ano com idade entre 5 e 10 anos. Além de direcionamento de atividades para crianças a fim de ressaltar o desenvolvimento de habilidades manuais, formas de expressão e criatividade, o “Baú das Artes” disponibiliza material para os educadores envolvidos.
Desde sua primeira implantação, em 2011, o Programa, que integra um portfólio de 40 projetos educativos da Evoluir, já foi realizado em mais de 700 escolas em diversos estados do país, beneficiando mais de 300 mil crianças.
Serviço: ‘Baú das Artes’
Data: 4 de outubro
Local: EMEIEF Odylo Costa Filho Endereço: R. Min. Calógeras, 459 - Vl Guiomar, Santo André - SP
Horário: 8h00 às 12h00