Na 27ª edição do congresso, a TCS vai discutir a transformação digital nas instituições financeiras e empresas de seguro e apresentará suas soluções de inovação digital
A Tata Consultancy Services, empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, é uma das participantes da 27ª edição do Ciab FEBRABAN – Congresso de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras. A empresa apresentará o tema “Ser Digital” durante o evento, que acontecerá entre os dias 6 a 8 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Além de ser uma das principais patrocinadoras do evento, a TCS participará de três painéis:
- Painel 1: Abordará a experiência do usuário, com foco na criatividade como estratégia de negócio. Eden Cardim, TCS Design Thinking Evangelist, representará a TCS no painel que será realizado no dia 6 de junho, entre 14h e 15h15, no auditório G4.
- Painel 2: O assunto será ‘Bancos Digitais’ e Alberto Rosati, Head para a unidade de negócios Banking and Financial Services da TCS Brasil, será o moderador do debate, que terá ainda os representantes do Banco Original, do Banco Neon e do Banco Intermedium. Será realizado no dia 7 de junho, entre 11h30 e 12h45, no auditório G1.
- Painel 3: O tema abordado será “Transformação Digital e Competitividade”. Entre os palestrantes, está o executivo Ramanathan Venkataraman (conhecido como Ram), VP & CTO Global da TCS para a unidade de negócios Banking & Financial Services. Será realizado no dia 7 de junho, entre 17h15 e 18h30, no auditório A.
A TCS possui mais de quatro décadas de experiência na parceria com instituições financeiras e seguradoras líderes de mercado. No evento, a empresa vai demonstrar algumas das soluções digitais envolvendo a Era Cognitiva, Blockchain, Robo-Advisors, Chat Bots, RPA - Robotic Process Automation e Mobilidade. Esta também será uma oportunidade de mostrar como essas soluções ajudam diversas empresas pelo mundo a adotar Agile e DevOps.
“O ‘Ser Digital’, que é o tema que vamos apresentar no Ciab 2017, também foi o assunto discutido pelo nosso evento “TCS Innovation Forum”, realizado em março junto a bancos e empresas de diversos segmentos. Antes as empresas apenas “adotavam” o digital, agora elas precisam evoluir para o “pensar” digital e o “ser” digital. Isso mostra o alinhamento da TCS com o contexto de inovação e busca pela transformação digital que estamos vivendo. Nós entendemos que esta mudança precisa fazer parte do DNA de todas as empresas, especialmente em momentos desafiadores diante de um cenário em constante oscilação”, analisa Tushar Parikh, Country Head, Brazil e Head de BFSI, Latam.
“Estamos muito orgulhosos em participar de um evento tão importante para a indústria de serviços financeiros. Nossos investimentos estão sempre focados na inovação digital que impacta positivamente os negócios dos clientes e este é o ambiente perfeito para trocar o conhecimento que vai promover essa transformação”, comenta Marcelo Wurmann, CEO da TCS para América Latina.
Ser digital x Inteligência Artificial (IA) o segmento de finanças
Além do foco da TCS no “Ser Digital”, que é o destaque do Ciab, outra tendência explorada será a Inteligência Artificial. Em seu recente Estudo Global de Tendências intitulado “Getting Smarter by the Day: How AI is Elevating the Performance of Global Companies” (\"Tornando-se mais inteligente a cada dia: como a IA está elevando o desempenho de empresas globais\"), a TCS identificou uma clara correlação entre investimentos em IA e o impacto nos negócios. O estudo revelou que 70% das empresas acreditam que o maior impacto da inteligência artificial até 2020 será no segmento de finanças.
Atualmente, os investimentos e retornos em IA são liderados pela América do Norte e Europa. Empresas norte-americanas foram as principais investidoras em IA em 2015, com uma média de US$ 80 milhões por empresa; seguidas pelas europeias, com aporte de US$ 73 milhões. Companhias na região Ásia – Pacífico investiram US$ 55 milhões e as latino-americanas, US$ 51 milhões.
A expectativa é que os investimentos em tecnologia cresçam, já que 7% das empresas destinaram, pelo menos, US$ 250 milhões cada uma para a tecnologia em 2016, e 2% planejam investir mais de US$ 1 bilhão até 2020. Além disso, o estudo também mostrou que companhias com os maiores ganhos financeiros gerados a partir da aposta em IA esperam ter três vezes mais novos papéis relacionados ao tema, em comparação com empresas de ganhos menores.