TCS encerra ano fiscal com crescimento de 6,2%

- Receita no ano fiscal de 2017 soma US$ 17,58 bilhões, com crescimento de 6,2% em relação a 2016 e aumento de 8,3% em moeda constante;
- Lucro líquido no ano fiscal de 2017 atinge 3,92 bilhões de dólares, com um volume 8,5% maior que o ano anterior;
- Fluxo de caixa com Operações atinge 4 bilhões de dólares, com crescimento de 13,2%;
- A receita do quarto trimestre do ano fiscal de 2017 (1º de janeiro a 31 de março de 2017) foi de 4,45 bilhões de dólares, com crescimento de 1,5% em relação ao trimestre passado (1º de outubro a 31 de dezembro de 2016) e de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado (1º de janeiro a 31 de março de 2016);
- Lucro líquido no quarto trimestre do ano fiscal de 2017 foi de 992 milhões de dólares, com crescimento de 5,8% em relação ao mesmo período do ano passado (1º de janeiro a 31 de março de 2016);

MUMBAI, 18 de abril de 2017: A Tata Consultancy Services (TCS), (BSE: 532540, NSE: TCS), empresa líder em soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, divulgou seus resultados financeiros consolidados de acordo com o IFRS (International Financial Reporting Standards) referentes ao trimestre e ao ano fiscal encerrados em 31 de março de 2017.
- A receita da área Digital foi de US$ 3 bilhões para o ano fiscal de 2017, com crescimento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado;
- Mais de 200 mil TCSers adquiriram mais de 500 mil novas competências digitais no ano fiscal de 2017.

Destaques anuais em 2016–17 Destaques do 4º trimestre de 2016–17

• Lucro operacional de 4,52 bilhões de dólares;
• Margem operacional de 25,7%;
• Métricas saudáveis da receita de clientes:
 11 novos clientes com faturamento superior a US$ 50 milhões
 17 novos clientes com faturamento superior a US$ 20 milhões
 12 novos clientes com faturamento superior a US$ 10 milhões
• Adição bruta: 78.912 funcionários;
• Adição líquida: 33.380 funcionários;
• EPS (ganho por ação) de US$ 2,00 no ano fiscal de 2017. • Lucro operacional de 1,15 bilhão de dólares;
• Margem operacional de 25,7%;
• Crescimento do volume de 1,7%;
• Adição bruta: 20.093 funcionários;
• Adição líquida: 8.726 funcionários;
• Taxa de abandono: 10,5% em serviços de TI;
• EPS (ganho por ação) de US$ 0,50.

Rajesh Gopinathan, CEO e diretor administrativo, afirma que “2017 foi um ano fiscal de amplo crescimento em meio a turbulência econômica e política em nossos principais mercados. Obtivemos um acréscimo de US$ 1,4 bilhão de receita em moeda constante e aumentamos, drasticamente, nossa receita na área digital à medida que ajudamos nossos clientes a alavancar a economia digital. Nosso negócio na área digital cresceu 29% anualmente, com a maioria dos setores da economia apresentando um crescimento de dois dígitos na medida em que fomos conquistando mais clientes em diferentes faixas de faturamento”.

Gopinathan acrescenta “Nossos clientes estão à procura de ofertas integradas conforme avançam em seu planejamento de cloud. E nós temos um sólido pipeline de negócios nos vários mercados e setores. Nos bastidores da adoção digital, a metodologia ágil, automação e cloud são os temas que vamos abordar para gerar eficiência e resultados previsíveis na infraestrutura, nos aplicativos e nas operações de negócios dos nossos clientes”.

N. Ganapathy Subramaniam, Chief Operating Officer e diretor executivo, afirma que “A tecnologia está levando diferentes setores da economia a evoluir rapidamente de maneiras novas e desconhecidas. Para permanecerem relevantes, as empresas têm que mergulhar de cabeça nas tecnologias digitais, ser ágeis e encantar os clientes com uma experiência de uso de melhor qualidade, com presença constante. Nosso conhecimento contextual do negócio do cliente, combinado com o talento digital e nossa execução inigualável, nos capacitam a desempenhar um papel estratégico para ajudá-los a se transformar e crescer”.

V. Ramakrishnan, Chief Financial Officer, pontua que “Apesar dos ventos contrários no mercado cambial, terminamos o ano fiscal de 2017 com um excelente desempenho financeiro, gerando um forte fluxo de caixa. Continuamos a investir para sustentar o crescimento orgânico dos nossos negócios digitais, criar novos segmentos de mercado e aumentar a lucratividade em nossos segmentos-alvo”.

O ano fiscal de 2016–17 observou amplo crescimento nos mercados, com todos os setores da indústria apresentando crescimento de dois dígitos, com exceção de bancos, serviços financeiros, seguros, varejo e alta tecnologia. Todos os mercados cresceram no ano fiscal em termos de moeda constante. Entre os principais mercados, a Europa cresceu na casa dos dois dígitos (13,6%) e ultrapassou o marco dos 2 bilhões de dólares em receita, seguida pela América do Norte (7,6) e Reino Unido (6,1%). Entre os mercados em expansão, Oriente Médio e África (14,8%) e América Latina (14,1%) saíram na frente, enquanto a Índia obteve um índice de crescimento de 10,1% e a Ásia-Pacífico ficou com 5,7%.

Entre as linhas de serviço, os segmentos de Soluções Empresariais e Consultoria e de Serviços de Processos de Negócios ultrapassaram a marca de US$ 3 e US$ 2 bilhões em receita, respectivamente. Impulsionado pela Internet das Coisas e pelas soluções de Internet Industrial, o segmento de Serviços de Engenharia assumiu a liderança com um crescimento de 17,4% durante o ano. O segmento de Serviços de Infraestrutura obteve um índice de crescimento de 16%, seguido por Serviços de Garantia, com crescimento de 12,5%, e BPS com 10,4%.

Conquistas importantes da TCS no 3º trimestre

• Selecionada por uma grande empresa global de serviços financeiros para fornecer serviços completos de ADM;
• Escolhida pela empresa líder em plataforma de comércio de viagens como principal parceiro de tecnologia para inovar e dar forma a uma experiência superior para o cliente por meio de tecnologias digitais;
• Selecionada por uma empresa líder do setor de biociências na Europa para projetar e transformar soluções de TI, com o objetivo de institucionalizar a capacidade de alienação de forma ágil e replicável;
• Escolhida por uma grande empresa norte-americana do setor de serviços públicos para fornecer serviços completos de garantia para todo o cenário de TI e dar suporte ao portfólio de mobilidade e análise;
• Selecionada por uma grande empresa global do setor de eletrônicos de consumo como único parceiro estratégico para viabilizar a transformação digital da experiência do cliente e a transformação da cadeia de suprimentos;
• Escolhida por uma grande empresa europeia do setor de serviços públicos para simplificar, inovar e digitalizar seu panorama de aplicativos, com o objetivo de fortalecer o foco no cliente;
• Selecionada por uma grande companhia de seguros gerais do setor público da Índia por seu envolvimento com a transformação tecnológica, a fim de permitir uma tomada de decisões mais rápida e acelerar a chegada ao mercado;
• Contratada por uma empresa farmacêutica norte-americana para gerenciar suas aplicações em toda a área de Operações Empresariais e de Manufatura;
• Uma grande entidade reguladora do setor bancário na região da Ásia Pacífico selecionou a solução TCS BaNCS para transformar suas operações bancárias centrais e funções de negócios.

Área digital
No ano fiscal de 2017, a receita na área digital cresceu 29% devido à adoção acelerada de todos os setores, com os clientes buscando transformar suas empresas. Com o nosso conjunto de produtos e soluções, extensa experiência na área e conhecimento contextual específico do cliente, a TCS conquistou oportunidades significativas nos segmentos de Cloud, Automação, Análise e Internet das Coisas, sendo que 16,7% da receita total (US$ 3 bilhões) do ano fiscal de 2017 foi proveniente de serviços digitais. No final do 4º trimestre, a receita na área digital era de 17,9%, com um crescimento de 7,6% em relação ao trimestre anterior.

Uma importante iniciativa da Índia Digital (#Digital India), que foi lançada durante o 4º trimestre, foi a plataforma de Pagamentos Digitais para Comerciantes com Aadhaar (número de identificação com 12 dígitos usado na Índia), para permitir transações baseadas em dados biométricos de identificação exclusiva em pontos de venda de varejo, com o objetivo de ajudar a impulsionar a inclusão financeira e trazer os pagamentos digitais para a base da pirâmide, usando um número Aadhaar e uma conta bancária vinculada ao Aadhaar. O comerciante inicia a transação no aplicativo de Pagamento com Aadhaar em seu smartphone Android, inserindo o número Aadhaar do cliente e o valor a pagar. Assim que o cliente faz a autenticação usando um leitor de impressão digital, o valor é debitado da conta bancária vinculada ao Aadhaar do cliente e creditado na conta bancária do comerciante. A combinação de um dispositivo de front-end de baixo custo, respaldado por uma plataforma de pagamento ao comerciante segura e expansível que aceita todas as formas de pagamento, é uma solução para promover a Índia Digital.

Conquistas importantes em serviços digitais no 4º trimestre
• Selecionada por uma empresa de biotecnologia norte-americana como parceiro estratégico para a transformação digital;
• Contratada por uma empresa de recursos da Ásia Pacífico para reformulação da força de trabalho e aprimoramento do envolvimento do cliente utilizando Inteligência Artificial;
• Escolhida por uma empresa norte-americana de engenharia para estabelecer um Centro de Excelência de Mobilidade;
• Escolhida por um varejista europeu como parceiro para reformular o programa de marketing digital;
• Escolhida por uma empresa líder em serviços financeiros no Reino Unido como parceiro de tecnologia para governança de dados;
• Escolhida por um varejista norte-americano para otimizar os sistemas de colaboração com fornecedores utilizando Inteligência Artificial;
• Selecionada por uma empresa de serviços públicos da região Ásia-Pacífico para aumentar e dar suporte a sua estrutura de integração de aplicativos móveis;
• Contratada por uma empresa de telecomunicações da região Ásia-Pacífico para transformar a experiência do usuário com aplicativos móveis;
• Contratada por um banco de desenvolvimento da América do Norte para realizar uma transformação completa utilizando Cloud;
• Escolhida por uma empresa industrial norte-americana para conduzir sua estratégia de transformação em Cloud.

Inovação e propriedade intelectual:
Até 31 de março de 2017, a empresa apresentou um pedido de 3.359 patentes, incluindo 198 solicitadas durante o trimestre. Até a data, foram concedidas 478 patentes à empresa.

Recursos Humanos:
A empresa continuou a contratar para sustentar o crescimento dos negócios e, globalmente, empregou 387.223 profissionais de 130 nacionalidades. Isso incluiu 34,7% de profissionais mulheres no final do ano fiscal de 2017 — um recorde histórico. A taxa de abandono dos serviços de TI foi de 10,5% (era de 14,7% no ano fiscal de 2016). No geral, esse índice ficou em 11,5% (15,5% no ano fiscal de 2016) nos últimos 12 meses. No ano fiscal de 2017 houve a adição de 78.912 funcionários, com adição líquida de 33.380 funcionários. No 4º trimestre, houve uma adição bruta total de 20.093 funcionários e adição líquida de 8.726.

“Nosso foco está em aumentar o ‘quociente digital’ dos TCSers. No final do ano fiscal de 2017, mais de 200 mil funcionários foram treinados e conquistaram mais de 500 mil novas competências digitais, bem como 1,1 milhão de certificações”, afirmou Ajoy Mukherjee, Executive Vice President and Global Head de Recursos Humanos. “Nossos padrões de contratação também estão evoluindo com o aumento do número de funcionários sendo contratados em diferentes mercados, mas também ao longo do ano por meio de hackathons, jogos e competições de codificação”, completa.

Premiações e reconhecimento

Liderança nos negócios:
- Classificada como uma das 3 marcas mais valiosas do mundo em Serviços de TI em 2017 pela Brand Finance;
- Reconhecida como um dos Maiores Empregadores Globais em 27 países pelo Top Employers Institute;
- Recebeu vários prêmios no HCM Excellence Awards 2016 do Brandon Hall Group;
- A iniciativa mKRISHI® foi vencedora do prestigiado Concurso Nacional de Inovação Social de 2016;
- O Projeto Passport Seva ganhou o Prêmio Express IT 2016 na categoria “Soluções para o Cidadão Digital”;
- Reconhecida como uma das melhores e mais brilhantes empresas para trabalhar (Best and Brightest Companies To Work For®) e uma das melhores e mais brilhantes em bem-estar (Best and Brightest in Wellness™) pela National Association for Business Resources;
- Reconhecida como “Empresa de Outsourcing de Processos de Negócios do Ano” no CEE Shared Services and Outsourcing Awards de Varsóvia;
- O TCS Fit4life ganhou o League Awards — Total Rewards 2017 da People Matters na categoria Melhor em Bem-estar (Best in Wellness).

Parceiro:
- Recebeu o prêmio de “Melhor Fornecedor — Serviços de TI” do Período 2015–2016 da Infineon Technologies;
- Eleita Parceiro Norte-americano da Red Hat do Ano de 2016.

Sustentabilidade:
- O TCS Remote Energy Management Solution ganhou o prêmio de IoT de 2016 na categoria de Edifício Conectado.

Declarações consolidadas condensadas não auditadas de lucro abrangente
para o ano encerrado em 31 março de 2016 e 31 de março de 2017
(em milhões de dólares norte-americanos, exceto para dados sobre ações)

Ano encerrado em 31 de março de 2016 Ano encerrado em 31 de março de 2017