Dia Mundial da Saúde: confira dicas de como manter a saúde em dia

Dados recentes do IBGE (2017) mostram o significativo e acelerado envelhecimento da população brasileira, com a expectativa de vida podendo atingir os 80 anos em menos de uma década em alguns estados. Uma sociedade mais velha, necessita de mais cuidados com saúde, principalmente de forma preventiva.

“Muitas pessoas têm a percepção que ter saúde é não apresentar doenças, porém o conceito de saúde está muito além de não apresentar nenhuma dor ou desconforto. Saúde deveria ser encarada sob a ótica da prevenção e não somente de tratamento. A saúde está ligada ao bem-estar físico e mental de forma geral e associada a atividade e participação efetiva da pessoa no seu entorno, considerando o trabalho, lazer, entre outros”, afirma Regis Severo, fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa & Desenvolvimento da Mercur.

A negligência com a saúde pode trazer complicações imediatas, mas, por outro lado, vai nos colocando desafios por questões que vão se manifestando aos poucos, ao longo do tempo. É preciso prestar atenção e adotar hábitos saudáveis, que caibam na rotina, no dia a dia e considerar seriamente a prática de exercícios físicos, o que previne problemas e ajuda muito a aumentar a disposição e melhorar a qualidade de vida.

O tema da campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), comemorado no dia 07 de abril, é a depressão. “A depressão é um distúrbio crônico (diferente da tristeza ocasional) caracterizado pela alteração do humor, capaz de causar inúmeros sintomas, sendo os mais conhecidos a profunda e prolongada tristeza, visão negativa e pessimista da vida, sentimento de desamparo e baixa autoestima”, declara Caruline Correa, psicóloga do setor de Talentos Humanos da Mercur.

Atualmente, existem estudos que relacionam a melhora no bem-estar e na qualidade de vida de pacientes que adotaram a prática de atividades físicas na sua rotina de tratamento. Conforme Caruline “A atividade física está associada com a melhora do bem-estar, gerando sentimentos positivos que contrariam o humor negativo gerado pela depressão, ajudando as pessoas a sentirem-se melhores”.

Existem inúmeras opções de exercícios que podem ser positivos para a saúde, como por exemplo, caminhar, correr, pedalar, fazer alongamentos, musculação, praticar Pilates, Yoga, entre outros. Não importa qual seja a modalidade escolhida, o importante é realizá-la com frequência e com a orientação de um profissional da saúde.

Produto Mercur

Confira algumas dicas que podem auxiliar no seu bem-estar:

A flexibilidade e a força muscular são essenciais em se tratando de prevenção de lesões. O uso de faixas elásticas pode ser uma alternativa para exercícios de fortalecimento e alongamento, além de serem fáceis de carregar podem ser utilizadas em vários locais, inclusive em casa. São encontradas em diferentes níveis de resistências, permitindo o uso de acordo com a condição física de cada pessoa.

Sugestão de uso: posicione o centro da faixa elástica na região dos dedos do pé segurando com as mãos as extremidades da faixa. Em seguida, com o joelho esticado, estique a faixa com os braços, forçando a ponta do pé para cima (em direção ao joelho) sem retirar o calcanhar do chão. Este alongamento auxilia no relaxamento e na melhora da flexibilidade dos músculos posteriores da perna.

Uma postura adequada é fundamental para manter o corpo saudável e prevenir lesões e desconfortos na região das costas e ombros. A Espaldeira Elástica-Corretor Postural Mercur foi desenvolvida para auxiliar a correção postural e também para prevenir e tratar problemas decorrentes de uma postura incorreta. Possui fechos aderentes que facilitam o ajuste e almofadas axilares revestidas em malha que garantem maior conforto durante o uso.
Sugestão de uso: utilize a espaldeira elástica como complemento de outros métodos de manutenção ou correção postural, como Pilates e RPG. Você pode utilizar a espaldeira em alguns momentos do dia, principalmente nas atividades em que percebe que sua postura não está adequada, como ao trabalhar em frente ao computador, por exemplo. Isto irá ajudar você a conscientizar-se da postura adequada. Peça dicas ao profissional de saúde que lhe acompanha sobre quanto tempo utilizar e também sobre outros cuidados necessários com a sua postura.

Devido a nossa rotina diária, muitas vezes ficamos com o corpo rígido e tensionado, causando dores e desconfortos. Portanto, é importante praticar exercícios que possibilitem o relaxamento corporal. Uma dica pode ser a bola Fisiobol Mercur que estimula a circulação sanguínea e auxilia no relaxamento muscular, podendo ser utilizada a qualquer hora e lugar. Em todos os níveis de resistência, a bola fisiobol fortalece mãos, punhos e antebraços, e ajuda na reabilitação, além de poder ser usada para massagens em diversas regiões do corpo.
Sugestão de uso: após o expediente de trabalho e ao fim de alguma atividade em que sente seus músculos “tensos”, sente-se confortavelmente e realize movimentos circulares com a Fisiobol, exercendo leve pressão da bolinha contra a pele. Realize esta massagem em diversas regiões do corpo, como na planta dos pés, panturrilhas, coxas, coluna, ombros e antebraços. Peça ajuda de outra pessoa para realizar a massagem nas costas e ombros.

Editorias: Saúde
Empresa: Singular Comunicação de Resultados