Anuidade diferenciada: entenda mais sobre o termo

O que é mais vantajoso: optar por cartões de crédito sem anuidade ou por cartões com anuidade diferenciada?

Quem está em busca de reorganização financeira precisa não apenas alterar alguns hábitos, mas entender quais são as taxas e minúcias dos serviços que costuma utilizar.

Este artigo tem como objetivo explicar um pouco mais sobre a anuidade diferenciada, sobre as suas formas de aplicação e, claro, sobre as suas vantagens e desvantagens. Se o assunto é interessante, confira o material que preparamos para você abaixo!
Anuidade diferenciada: entenda como funciona
Nem todos os cartões de crédito têm anuidade - como é o caso dos cartões do Banco Inter, do Nubank ou da Next. Muitos dos que cobram taxas, no entanto, têm preferido optar pelo que chamamos de anuidade diferenciada.

Vamos por partes.

A anuidade convencional é cobrada apenas uma vez por ano e, em geral, pode ser paga à vista ou em até três vezes. Ela é vantajosa pois permite que o cliente se planeje financeiramente para pagá-la, além de oferecer o fator transparência.

A anuidade diferenciada, por sua vez, é cobrada mensalmente, durante todo o ano. O valor total da anuidade é parcelado, portanto, em doze vezes - o que, claro, faz com que o seu preço caiba melhor no orçamento.

Isso não significa, no entanto, que essa é a melhor opção. Em muitos casos, a anuidade diferenciada pode sair mais cara do que a mensalidade convencional.

Por isso, é importante que o cliente faça as contas e busque informações detalhes sobre as taxas de crédito antes de contratar o serviço desejado.
É possível negociar o valor da anuidade?
Depende muito da instituição financeira. Há algumas que, para manter o cliente por perto, aceitam negociar o valor de qualquer modalidade de anuidade.

Em geral, tende a ser mais fácil negociar valores do gênero quando o cliente costuma fazer um número significativo de compras na função crédito e quando mantém a fatura em dia. Isso não é uma regra - vale, no fim das contas, tentar dialogar.

Alguns bancos oferecem ainda a possibilidade de diminuir ou apagar o valor da dívida anual por meio de programas de pontos ou de fidelidade: após gastar uma quantidade específica, o cliente pode resgatar os seus ganhos e, com eles, quitar a anuidade.

Isto dito, verifiquemos agora outro tipo de modalidade de cartão de crédito: o sem anuidade.
Cartão de crédito sem anuidade: quais são as vantagens?
Com o surgimento de bancos digitais, como os que foram citados no início deste artigo, cada vez mais instituições têm buscado maneiras de oferecer diferenciais ao cliente: aplicativos, programas de benefícios e anuidade gratuita já fazem parte dos serviços oferecidos por grandes nomes do mercado.

Confira as características de alguns dos cartões sem cobrança de taxa anual que mais fazem sucesso entre os brasileiros.

Cartão Nubank
Cartão de crédito mais popular do mercado, tem a vantagem também de ter sido pioneiro em sua área de atuação.

O cartão roxinho do Nubank - muito famoso! - funciona para compras dentro e fora do país e, assim como outros dessa lista, leva a bandeira Mastercard.

Apesar de não ter anuidade, o cartão dessa marca perde pontos por conta de suas taxas de juros rotativos, as quais são bastante altas, e pela ausência de programas de pontos gratuitos: para ser recompensado por sua fidelidade, o cliente precisa assinar um programa de recompensas, que faz cobranças mensais ou anuais.
Cartão Next
Até o momento, o cartão Next não possui anuidade. O seu site oficial, no entanto, sinaliza que essa é uma atitude promocional, ainda que por tempo indeterminado.

Correntistas do banco Next, que optarem por ter cartão de débito e crédito, têm acesso à bandeira Visa Internacional, fazem transferências para outros usuários Next ou Bradesco sem pagar e podem fazer saques em caixas eletrônicos 24h ou do Bradesco sem taxas.

Atualmente, é o único cartão sem anuidade que oferece vantagens em eventos de grande porte, como o Lollapalooza, e permite ao usuário que divida os seus gastos com amigos e família pelo aplicativo oficial do banco.

Algumas funções ainda estão em fase de teste, mas o Next promete ser uma opção bastante interessante para o ano de 2020.
Cartão Banco Inter
O Banco Inter tem pouco tempo de estrada, mas já conta com centenas de clientes satisfeitos. O seu cartão funciona tanto para débito quanto para crédito e está livre da maioria das taxas convencionais.

Sendo correntista do Inter, é possível realizar saques em caixas eletrônicos Banco24h sem pagar a mais por isso, usufruir de taxas de juros rotativos baixas e acompanhar de perto a movimentação de sua conta através do aplicativo oficial da companhia.

Isso não é tudo: o cartão do Inter, que leva a bandeira Mastercard, permite ao usuário que participe dos programas Mastercard Surpreenda, que premia as pessoas que mais utilizam o cartão de crédito, e Mastercard Global Service, de prestação de serviços para clientes exclusivos.

Fonte: https://www.iq.com.br/cartoes/artigos/melhores-cartoes-sem-anuidade

Editorias: Economia
Tipo: Artigo  Data Publicação: 30/01/20
Local a ser realizado:   Data a ser realizado:
Tags:
Informações para contato