Facens assina acordo de dupla titulação com a Universitat de Lleida para os cursos de graduação

A novidade garante aos alunos da Facens a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho com certificação e experiência internacionais, fundamentais no mundo globalizado e importantes diferenciais para as áreas de engenharia e tecnologia

Sorocaba, 21 de maio de 2019 – O Centro Universitário Facens assinou, em 15 de maio, um acordo de dupla titulação com a Escola Politécnica e a Escola de Ciências Agrárias e Florestais da Universitat de Lleida, na Espanha. O convênio vale para todos os cursos de Engenharia da Facens e é mais uma demonstração do esforço da Facens para oferecer a melhor e mais completa capacitação de seus alunos para o mercado de trabalho.

A cerimônia de assinatura do acordo contou com a presença da Dra. Astrid Ballesta, vice-reitora de relações internacionais e cooperação, Cristian Solé, diretor de relações internacionais, e as diretoras Magda Valls e Paquita Santiveri, todos da Escola Politécnica da Universitat de Lleida, e de Paulo Roberto Freitas de Carvalho, Fabiano do Prado Marques e Rosi Vieira, respectivamente, reitor, vice-reitor e coordenadora de relações internacionais da Facens.

Respeitada no mundo acadêmico e no mercado de trabalho, a dupla titulação é diferente de um programa de intercâmbio ou de mobilidade estudantil, pois além da troca de expertises em áreas afins permite ao aluno obter diplomas reconhecidos pelas duas instituições envolvidas. “No caso do convênio com a Universitat de Lleida, isso ganha ainda maior importância. Significa dar aos alunos de ambas instituições a oportunidade de se diplomarem no quarto melhor centro universitário do estado de São Paulo e 13º do Brasil e, ao mesmo tempo, na quarta universidade em qualidade de ensino na Espanha, a quinta em desempenho e a sétima em pesquisa segundo o U-Ranking 2019 da Fundação BBVA e do Instituto Valenciano de Pesquisas Econômicas”, diz o reitor da Facens.
O acordo de dupla titulação é o primeiro da Universitat de Lleida na América Latina e completa a parceria com a Facens, iniciada em 2014 com um programa de mobilidade que já atendeu mais de 60 alunos das duas instituições. Vale reforçar que, no caso da dupla titulação, além da troca de conhecimento, da possibilidade de ampliar horizontes, conhecer, lidar e se relacionar com outras culturas, aprender uma nova língua, e obter dois diplomas, o aluno tem experiências práticas também no mercado internacional, condição bastante valorizada. “Nos últimos doze anos, a média de formandos da Facens colocados no mercado de trabalho é de 90%. Com iniciativas como essa, temos certeza que os formandos serão ainda mais disputados pelo mercado”, afirma o reitor.
Estarão aptos a ir para a Espanha alunos da Facens que estejam no último ano das graduações em Engenharia e Tecnologia, tenham proficiência comprovada na língua inglesa (B2, nível intermediário avançado) e média 6 ou acima. A participação nos núcleos de inovação, o envolvimento com projetos da Facens e a realização de estágios também serão considerados. Em Lleida, o aluno precisará cumprir 60 créditos (aulas) e defender uma tese de graduação.

Parcerias internacionais

O acordo de dupla titulação entre a Facens e a Universitat de Lleida foi possível em função da grade curricular equiparada e da comunhão de uma filosofia de ensino focada no ‘aprender fazendo’, na qualificação técnica de alto nível e na formação do profissional cidadão e apto para o mercado de trabalho.

Esses valores e conceitos são a base do programa de internacionalização da Facens. Atualmente, o centro universitário de Sorocaba-SP tem parceria com 15 instituições, contando com a Universitat de Lleida, em 3 continentes e incluem Estados Unidos, Espanha, Portugal, Alemanha, Bolívia, Japão, Israel, Itália e Reino Unido. “Nosso principal objetivo é formar profissionais cidadãos, preparados para o futuro e para o mundo globalizado, e a internacionalização é importante nesse processo", afirma o professor Paulo, reitor da Facens.

Os convênios são firmados para, basicamente, promover a mobilidade acadêmica e estudantil de 1 a 2 semestres, de professores e estudantes da Facens ao exterior bem como o acolhimento de professores e estudantes das instituições internacionais parceiras.

1. Coventry University - Inglaterra
2. Universidade de Aveiro - Portugal
3. Babson College - EUA
4. New York Institute of Technology (NYIT)- EUA
5. Instituto Politécnico da Guarda (IPG) - Portugal
6. Cal Poli Pomona - EUA
7. Universitá Della Calabria - Itália
8. Fraunhofer - um dos maiores institutos de pesquisa na Europa - Alemanha
9. Technische Hochschule Ingolstadt - Alemanha
10. Universitá Deglie Studi Firenze - Itália
11. Lawrence Technology University (LTU) - EUA
12. Technion – Israel Institute of Tecnology - Israel
13. Universidad de Los Andes de Bolívia - Bolívia
14. Shibaura Institute of Technology (SIT) – Japão
15. Universitat de Lleida – Espanha

Sobre a Universitat de Lleida (UdL): quarta universidade em qualidade de ensino na Espanha, quinta em desempenho e sétima em pesquisa segundo o U-Ranking 2019 da Fundação BBVA e do Instituto Valenciano de Pesquisas Econômicas, a Universitat de Lleida combina uma longa tradição universitária – sua origem data de 1.300 - com uma estrutura jovem e dinâmica firmemente comprometida com a formação e pesquisa de qualidade, através de métodos avançados de ensino e internacionalização. Caracterizada pela formação inovadora, de dimensões humanas e que permite aos estudantes serem protagonistas do aprendizado, a UdL tem cinco campi, que agrupam centros universitários em diferentes áreas de conhecimento, como Arquitetura, Engenharia, Agricultura, Biotecnologia, Direito, Economia, Artes, Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Alimentação, Educação, Psicologia, Turismo, História, Comunicação, Sustentabilidade, entre outras. http://www.udl.es/ca/

Sobre a Facens: um dos quatro melhores centros universitários do estado de São Paulo e 13º no Brasil, a Facens é nota máxima (5) do MEC, tem foco na formação de profissionais cidadãos e 90% de empregabilidade nos últimos 12 anos. Oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), um de Tecnologia em Jogos Digitais e um de Arquitetura e Urbanismo, além de cursos de Pós-Graduação, MBAs e Especializações. Referência em inovação, a Facens conta com mais de 50 laboratórios especializados, mais de 10 centros de inovação e diversas parcerias com empresas renomadas nacional e internacionalmente.

Informações para a imprensa:

Rosa Arrais Comunicação
Tel.: (11) 3672.3531
Glaucia Serinhano – ramal 13 ou (11) 97563.3953
glaucia@rosaarrais.com.br
Rosa Arrais - ramal 19 ou (11) 99931-7378
rosa@rosaarrais.com.br

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação  Sociedade
Tipo: Artigo  Data Publicação: 21/05/19
Local a ser realizado:   Data a ser realizado:
Tags:
Informações para contato