Feira patchwork design + arte natal de 6 a 9 de novembro no clube monte líbano
O evento vai reunir expositores com produtos de decoração

A crise econômica cada vez mais abre espaço para um mercado que se encontra em expansão: o artesanato. Uma feira tradicional no Rio de Janeiro, a PATCHWORK DESIGN + ARTE NATAL, é um exemplo desse crescimento. O evento vai reunir expositores com produtos de decoração, bonecas, moda, cama, mesa, artigos infantis e acessórios além de oferecer oficinas onde os participantes poderão aprender a confeccionar produtos feitos à mão. A Feira acontece de 6 a 9 de novembro no Clube Monte Líbano, na Lagoa, das 13h às 19h.

O número de pessoas que decidiu trabalhar por conta própria no primeiro trimestre deste ano atingiu um dos maiores índices dos últimos quatro anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), dos 91,9 milhões de empregados entre janeiro e março, 25,9% trabalhavam de maneira independente. Na prática, significa que quase 24 milhões de brasileiros arregaçaram as mangas e tomaram a decisão de investir em alternativas fora do mercado formal para ter a própria renda e sobreviver em meio à crise.
“Na crise o artesanato ganha força. De um lado o artesanato passa a ser trabalhado como fonte extra de renda ou até mesmo como fonte principal de renda de muitas famílias, do outro lado está o consumidor final que busca produtos com melhor preço”, afirma Zeca Medeiros, coordenador do evento.

Como resultado os dois eventos tem obtido crescimentos expressivos nos últimos três anos. Em 2018 a organização do evento teve um faturamento de R$ 4 milhões, 7% a mais do que no ano anterior e este ano espera um crescimento de 10%.

Oficinas de artesanato "Faça e Venda"

Milhares de artesãos têm no Natal e nos eventos de final de ano uma grande oportunidade para divulgar seus trabalhos. As feiras Patchwork Design e Arte Natal se uniram e, além de apresentarem produtos de qualidade a preços acessíveis, vão oferecer oficinas de artesanato para quem quiser aprender a elaborar suas lembranças ou enfeites natalinos. Cada oficina custará R$ 20 e já inclui o material. Todos os produtos serão feitos à mão. A duração de cada aula será de 1 hora. As inscrições podem ser feitas no local do evento, a partir das 13h30, por ordem de chegada.

Segundo Zeca Medeiros, “Para quem quer começar, as oficinas são uma boa dica para aprender a fazer objetos práticos de uma forma bem fácil, que podem gerar renda ou ser uma opção de um presente bonito e barato”.

Os dias e horários das oficinas “Faça e Venda” são os seguintes:

Dia 6 – quarta-feira: das 13h30 às 14h30 – Guirlanda de feltro; das 15h às 16h – Boneco coruja e das 16h30 às 17h30 – Boneco de neve.
Dia 7 – quinta-feira: das 13h30 às 14h30 – Porta vinho; das 15h às 16h – Papai Noel em tecido e das 16h30 às 17h30 – Coruja peso de porta.
Dia 8 – sexta-feira: das 13h30 às 14h30 – Guirlanda de feltro; das 15h às 16h – Boneco Coruja e das 16h30 às 17h30 – Boneco de neve.
Dia 9 – sábado: das 13h30 às 14h30 – Porta vinho; das 15h às 16h – Papai Noel em tecido e das 16h30 às 17h30 – Coruja peso de porta.

CRESCIMENTO:

Segundo pesquisa realizada pelo Clube do Artesanato ano passado, das 3.649 pessoas ouvidas, 62% do mercado de artesanato brasileiro está na região Sudeste e o restante nas outras quatro regiões do país. 97% dos artesãos são do sexo feminino, 38% têm entre 31 e 45 anos, 31% entre 46 e 55 anos, 25% acima de 56 anos, 4% entre 26 e 30 anos e apenas 2% entre 15 e 25 anos.

A originalidade, a diversidade e a criatividade do artesanato brasileiro são reconhecidas no mundo todo. Cada região tem a sua peculiaridade e imprime no trabalho artesanal sua identidade. Ainda de acordo com a pesquisa, em momento de crise, o artesanato ajudou 56% dos entrevistados a aumentar a renda. Além disso, 31% sustentam entre duas e quatro pessoas com os ganhos obtidos a partir da venda das peças. A participação dos ‘familiares’ na produção é uma característica presente no processo.

Zeca Medeiros, produtor da feira, explica que o evento tem diversos expositores/famílias. Ele afirma que o trabalho em família apresenta resultados positivos na finalização do produto e no atendimento ao público e que o faturamento de cada expositor na feira oscila entre R$ 12 mil e R$ 70 mil, dependendo do produto oferecido, explica.

SERVIÇO:
FEIRA PATCHWORK DESIGN + ARTE NATAL – Feira de artesanato com artigos variados e oficinas de artesanato “Faça e Venda” a R$ 20, com inscrição no local do evento.
De 6 a 9 de Novembro – Das 13h às 19h
Local: Clube Monte Líbano – Av. Borges de Medeiros, 701 – Lagoa.
Preço da entrada: R$ 24 a inteira e R$ 12 a meia.

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Feminina  Negócios  Serviços
Tipo: Evento  Data Publicação: 23/09/19