Dia Internacional da Refrigeração é celebrado pela primeira vez neste ano

● Nova data comemorativa foi reconhecida pela ONU em 2019 e destaca a importância da refrigeração para a manutenção da qualidade de vida
● Tendências da refrigeração apontam para mais economia e menor impacto ambiental
● Embraco, empresa nascida no Sul do Brasil, tornou-se referência global no setor investindo fortemente em pesquisa e desenvolvimento

O dia 26 de junho será celebrado pela primeira vez em todo o mundo como o Dia Internacional da Refrigeração. Associações comerciais do setor e entidades profissionais se uniram para estabelecer a data como um marco anual. A homenagem surgiu após o pesquisador e entusiasta da refrigeração inglês Steve Gill sugerir, por mais de uma década, a criação da data. Apoiada pela ONU recentemente, a celebração passou a integrar o calendário oficial internacional de reconhecimentos comemorativos.

Para entender a importância da data, basta olhar para o nosso dia a dia. O quanto avançamos somente no último século em temas essenciais para a qualidade de vida, como a conservação adequada de alimentos e bebidas, o armazenamento de vacinas e o transporte de órgãos. Bilhões de vidas impactadas diariamente ao redor do mundo pelo trabalho de um setor que busca inovar cada vez mais, ampliando conforto, eficiência e menor impacto no meio ambiente.

A Embraco é um exemplo: fundada na década de 70 na cidade de Joinville, no Sul do Brasil, hoje é uma referência global que promove qualidade de vida por meio de soluções inovadoras para refrigeração. A companhia possui aproximadamente 1.200 patentes registradas, investe anualmente entre 3% a 4% de sua receita líquida em Pesquisa e Desenvolvimento, conta com 500 profissionais dedicados à inovação e mais de 100 parceiros de universidades referência em engenharia no mundo.

Opera com um portfólio dedicado a entregar soluções em refrigeração de alta eficiência nos segmentos Residencial (aplicações domésticas com compressores herméticos para freezers, refrigeradores, frigobares, filtros de água e outros produtos residenciais que demandam refrigeração), Comercial (ampla gama de compressores e soluções de refrigeração para lojas de conveniência, supermercados, bares e restaurantes, redes de fast food e aplicações médicas e cientificas) e de Distribuição e Revenda (voltado ao mercado de reposição, fornecendo peças para distribuidores, varejistas e instaladores).

Com 47 laboratórios de pesquisa em quatro continentes, conferindo à empresa um perfil competitivo e inovador, mantém-se à frente das tendências globais em refrigeração:

Mais espaço - Atualmente, um dos maiores desafios do setor é produzir compressores cada vez menores, o que garante mais espaço no interior dos refrigeradores. Além, claro, de soluções mais leves e eficientes, obtendo benefícios com performance, logística e otimização de material. A nova linha de compressores ES da Embraco, por exemplo, promete revolucionar o mercado com uma altura máxima de 158 mm, 5,2 kg e maior eficiência energética.

Refrigerantes naturais - Pesquisas revelam que, no varejo, entre 30 e 50% do uso total de energia consumida pela refrigeração – no segmento de alimentos, este é um dos maiores gastos fixos registrados. Dados recentes revelaram que os refrigerantes naturais são capazes de entregar mais eficiência às soluções, além de reduzir seu impacto ambiental. A Embraco é pioneira no mercado a utilizar esses fluidos em suas soluções.

Redução do consumo de energia - Compressores de velocidade variável podem garantir economia de energia de até 40% em comparação com um compressor convencional (liga e desliga), assim como ruído e vibração menores. Nos refrigeradores, é conhecida como a tecnologia Inverter. Mais uma vez, a Embraco foi uma das pioneiras na aplicação desta solução, desde o final da década de 80. Disponível em diversos modelos do portfólio, vale destacar o último lançamento, o modelo FMX que garante benefícios como melhor preservação de alimentos em virtude da menor variação de temperatura e capacidade de operar com flutuações de tensão, o que garante menor risco de danos em caso de falta de energia, por exemplo.

Alta performance – A Embraco tem como referência compressores que entreguem um alto potencial de resfriamento, baixo consumo de energia e o mínimo de ruídos. A justaposição da tecnologia Fullmotion Inverter com o uso de refrigerantes naturais produz resultados inéditos de soluções em refrigeração. Em refrigeradores verticais, comuns em supermercados, por exemplo, é possível atingir temperaturas desejadas em até 70% do tempo determinado, registrando até 33% de economia de energia.

Sobre a Embraco
A Embraco é uma empresa global que promove qualidade de vida por meio de soluções inovadoras para refrigeração. Com sete fábricas, três escritórios comerciais e uma unidade global de serviços compartilhados, a companhia possui aproximadamente 1.200 patentes depositadas vigentes e está presente em mais de 80 países com um amplo portfólio que se destaca pela eficiência energética e alto desempenho. A Embraco tem tecnologias para os segmentos residencial, comercial - como varejo, restaurantes e aplicações médicas - e de distribuição e revenda. Mais informações em: www.embraco.com

Informações à Imprensa:

Tiago Candiani