Após o Première Vision Paris, Eastman anuncia parceria com o hub multiplataforma C.L.A.S.S. para apoiar a ´economia circular´

Criador do fio sustentável Naia™ participa de hub global focado em moda inteligente

Brasil, São Paulo, 21 de março de 2019 – A Eastman, fornecedora global de materiais especiais e fabricante do Naia(TM), fio celulósico de origem sustentável, anuncia uma nova parceria com o C.L.A.S.S (Estilo de Vida de Criatividade e Sinergia Sustentável), hub global sediado em Milão, no despertar da Première Vision Paris (PV), uma exposição internacional de tecido para vestuário, na qual o Naia ™ apresentou mais de 100 tecidos em tendência de mais de 20 fábricas parceiras. O Naia™ se une a C.L.A.S.S. para apoiar a mudança da indústria da moda em direção à “economia circular”, o modelo econômico caracterizado pela consciência coletiva dos valores sociais e ambientais ao longo de todo o ecossistema da moda.
“Inovação responsável significa adotar novos modelos de negócios e incentivar empresas a assumir uma abordagem mais ampla em todas as fases da criação de moda para garantir que a responsabilidade ambiental seja incorporada ao longo do desenvolvimento e da produção de moda”, disse Giusy Bettoni, fundadora da C.L.A.S.S.
Com o Naia™, a Eastman integra sustentabilidade e moda de uma forma que apoia a economia circular, proporcionando aos designers uma opção de material viável e ecologicamente consciente. Produzido a partir da polpa de madeira de base biológica, o Naia™ é o melhor exemplo de solução de ponta em inovação responsável, porque é de origem sustentável, tem brilho inerente e um toque sedoso, que cria tecidos confortáveis e luxuosos.
O Naia™ é feito com madeira proveniente de plantações e florestas de pinho e eucaliptos geridas de forma sustentável e foi recentemente certificado como biodegradável em água doce, tendo recebido do TÜV AUSTRIA a marca WATER de conformidade de biodegradável em água. No desenvolvimento do Naia™, a Eastman leva em consideração todo o ciclo de vida, desde a terceirização responsável até o descarte ao final da vida útil.
O fio é produzido em um processo de circuito fechado, onde os solventes seguros e a água são reciclados e reutilizados, o que garante baixa emissão de carbono e menor impacto no uso de água da árvore ao fio. Listado no Índice de Sustentabilidade de Materiais da Higg, o Naia™ tem um impacto ambiental menor do que as fibras tais como a modal, o triacetato e a viscose.
"A C.L.A.S.S. incentiva seus parceiros globais a dar passos em direção a uma economia circular”, afirma Priya Kalsi, gerente de mercado do segmento têxtil da Eastman. “Para nós isso significa prover o acesso a tecidos sustentáveis contendo o Naia™, para que designers e estudantes de moda estimulem sua criatividade. ”
A Eastman confirma sua dedicação à sustentabilidade na Première Vision ao apresentar o processo sustentável de produção do Naia™ a partir de madeira de origem responsável até o fim da vida útil. A Eastman utilizou madeira certificada pelo FSC na construção do estande e usou amostras do Naia™ que foram transformadas em pequenos sacos para serem distribuídos como brindes.

Sobre Eastman Chemical Company
A Eastman é uma empresa global de materiais avançados que produz uma ampla gama de produtos encontrados em itens que as pessoas usam todos os dias. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida de uma maneira considerável, a Eastman trabalha com seus clientes para entregar produtos e soluções mantendo um compromisso com a segurança e com a sustentabilidade. O modelo de crescimento da empresa impulsionado por inovação é favorecido por plataformas de tecnologia de classe mundial, profundo engajamento com cliente e desenvolvimento de aplicações diferenciadas, para ampliar sua posição de liderança em atrativos mercados finais, tais como transporte, construção civil e produtos de consumo. Como uma empresa inclusiva e diversificada, a Eastman emprega, aproximadamente, 14.500 pessoas ao redor do mundo e atende clientes em mais de 100 países. A companhia alcançou, em 2018, aproximadamente, 10 bilhões de dólares em receitas e está sediada em Kingsport, Tennessee, EUA. Para obter mais informações, visite www.eastman.com

Sobre o C.L.A.S.S.
Liderando o caminho desde 2007, a C.L.A.S.S (Estilo de Vida de Criatividade e Sinergia Sustentável) é um hub multiplataforma exclusivo, sediada em Milão. A C.L.A.S.S é especializada em integrar uma nova geração de valores ecológicos em produtos de moda e domésticos e na forma como as empresas fazem negócios. Esses novos valores são necessários para conversar com um consumidor consciente e contemporâneo. A C.L.A.S.S., fundada pela Giusy Bettoni, introduz uma nova maneira de design thinking representando uma mudança na cultura que permite que as empresas sejam competitivas e socialmente inovadoras.

Informações à imprensa:

Ynaiá Rosa