Resource automatiza o atendimento de Service Desk da rede Extrafarma

Empresa implanta a solução baseada na tecnologia de Robotic Process Automation (RPA) para simplificar e agilizar o atendimento em mais de 440 lojas em todo o País

A Resource, multinacional focada na entrega de transformação digital, anuncia a conclusão do processo de automatização e desbloqueio de vendas pendentes para agilizar as filas dos caixas e vendas dos produtos da rede de farmácias Extrafarma. Para o projeto, a integradora atuou diretamente na implantação da solução de RPA (Bringto) da Resource e de autoatendimento de Service Desk, com a integração de uma ferramenta inovadora, baseada no modelo RPA, de automação robótica de processos. A solução atenderá as demandas de mais de 440 lojas em todo o Brasil.
Entre outros benefícios, a iniciativa aperfeiçoa a identificação de dados e o tempo de ciclo interno das transações, agilizando os pagamentos com cartões e a emissão de nota fiscal. “Graças a esse aprimoramento, os processos de finalização de vendas podem ser executados por robôs que também reconhecem e mapeiam outras oportunidades de automatização de processos internos da rede”, diz Gerson Lopes de Almeida, Gerente de Operações ITS da Resource, integradora que, desde 2016, é responsável pelo serviço de Service Desk da Extrafarma.
Além de contar com a tecnologia RPA, a solução é conhecida como BringTo Automation, uma plataforma de Customer Experience que monitora o negócio em 360° e contribui com melhorias constantes para a organização. “Nosso objetivo é eliminar 100% dos gastos com processos manuais de inserção de dados, controlando as operações em tempo real e, com isso, ajudar a Extrafarma a identificar qualquer instabilidade. A ferramenta é flexível e pode ser configurada de acordo com as necessidades do cliente”, completa.
A solução da Resource monitora também Apps (aplicativos mobile), wearables (dispositivos “vestíveis”), URAs (centrais de atendimento), servidores, websites, caixas eletrônicos, gadgets ou sistemas que precisam ser monitorados. A plataforma é capaz de identificar ocorrências e reportar imediatamente os problemas para ajustes imediatos. “A solução da Resource está nos ajudando a acelerar nossos negócios e a ter um novo e moderno ambiente digital para atendimento de nossos clientes”, diz Fabio Silverio Rosa, Coordenador de TI da Extrafarma.
Segundo o executivo, a solução fornece uma série de ganhos de eficiência por automatizar e agilizar todo ciclo de pagamento, incluindo o recebimento no caixa e a emissão de nota fiscal. As operações estão fluindo sem interrupções, o que permite que as equipes se mantenham focadas em atividades estratégicas. “A expectativa é que a plataforma traga uma maior agilidade para as equipes das lojas por reduzir eventuais falhas no processo de pagamento eletrônico”, afirma o executivo.
“O projeto foi totalmente desenhado e customizado de acordo com as características da operação da Extrafarma. Estamos focados em conhecer o negócio do nosso cliente e com isso apoiá-lo em soluções que tragam resultado operacional e financeiro”, diz Fernando Artea, Diretor Executivo da Resource.
Além do aumento de produtividade, o novo sistema foi desenvolvido para garantir a segurança dos dados. Para tanto, conta ainda com suporte de uma equipe composta por 15 profissionais da Resource para acompanhar 24 horas por dia, sete dias por semana, todo o fluxo de pagamentos da Extrafarma.
Com 50 anos de atividade no setor de distribuição e varejo de produtos farmacêuticos, a Extrafarma é uma das líderes no setor farmacêutico nacional e faz parte do grupo Ultra, uma companhia multinegócios que está entre os cinco maiores grupos empresariais do Brasil. “Acreditamos que a tecnologia é um importante fator de competitividade e, por isso, estamos certos de que os clientes estarão ainda mais satisfeitos com o processo de atendimento e de pagamento nos caixas de nossas lojas”, explica Fabio.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Negócios  Serviços
Tipo: Pauta  Data Publicação: 15/05/19