Embarcação Future of the Fjords atende hoje as metas de emissão de 2026

O Future of the Fjords representa um novo padrão de transporte de passageiros ambientalmente responsável, como o primeiro navio totalmente elétrico de fibra de carbono do mundo. O desenvolvimento deste catamarã elétrico apoia o objetivo da empresa de minimizar os impactos ambientais nos fiordes noruegueses, maximizando a experiência de beleza natural para os passageiros - uma abordagem essencial para sua rota entre Flåm e Gudvangen na intocada Nærøyfjord, parte do Parque do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Em 2018, o parlamento norueguês aprovou uma resolução para tornar seus emblemáticos fiordes em uma zona de emissões zero o mais rapidamente possível, até, no máximo, 2026. Isso define o prazo final para que os operadores de embarcações nos fiordes eliminem a poluição emitida por seus navios - um prazo que o Future of the Fjords atendeu com oito anos de antecedência.

“É nossa missão proteger o ambiente vulnerável a que damos acesso, proporcionando ao mesmo tempo a experiência ideal para nossos passageiros”, explica Rolf Sandvik, CEO do armador The Fjords. O inegável sucesso desta missão foi reconhecido com o prêmio de "Navio do Ano" na feira marítima SMM 2018 em Hamburgo.

Protegendo um ambiente intocado

O navio prova que é possível maximizar a experiência dos viajantes, garantindo um impacto mínimo no magnífico ambiente do fiorde. Janelas panorâmicas e trilhas para caminhadas ao ar livre, semelhantes a montanhas, proporcionam aos passageiros vistas espetaculares e uma experiência de beleza natural diferente de qualquer outra.

Design inovador para puro desempenho

A otimização da eficiência energética é uma estratégia fundamental para garantir a viabilidade da embarcação e reduzir seu impacto ambiental. Portanto, o Future of the Fjords utiliza soluções de alta tecnologia em uma variedade de disciplinas para atingir o menor consumo de energia possível. Os leves laminados prensados de carbono para o casco e as superestruturas garantem aproximadamente a metade do peso em comparação com os materiais convencionais.

O design catamarã de última geração também reduz as ondas e buracos que, com o tempo, podem danificar as margens expostas dos estreitos fiordes. Seu sistema de propulsão inovador é alimentado por bateria e a embarcação também integra sistemas de TI atualizados para conveniência digital de passageiros.

As soluções da Westcon Power & Automation estão integradas em todo o navio, trabalhando constantemente nos bastidores para controlar, regular e otimizar o desempenho. Os componentes da Danfoss são usados em vários produtos da Westcon, incluindo inversores para propulsão principal, rede auxiliar e carregadores. Eles garantem uma operação confiável para reduzir a manutenção a um mínimo absoluto.

Coração do navio

A bateria aciona os dois motores elétricos. É composto por 8 racks com 17 módulos de bateria cada, totalizando 1,8 MWh de capacidade de energia. Quando carregada, a embarcação pode funcionar por mais de duas horas a uma velocidade de 11 nós. Nenhum aspecto da otimização de desempenho é deixado ao acaso: um sensor Danfoss MBT é conectado ao controle de ventilação do ventilador para garantir que a temperatura esteja sempre correta na sala de baterias.

Propulsão livre de fósseis

O sistema de propulsão elétrica permite que a embarcação navegue sem emissões a uma velocidade de cruzeiro de 16 nós. Dois motores elétricos de ímã permanente com potência de 450 kW a 1180 rpm acionam a embarcação. Motores e sistemas de controle de propulsão são entregues pela Westcon.

O sistema de propulsão a bateria elimina as emissões de NOx e CO2 e reduz o ruído e as vibrações. Os recursos de posição de difusão do sistema reduzem a potência de propulsão necessária, minimizando ainda mais a resistência e a perda de velocidade.

A propulsão principal e também os propulsores de proa e popa são equipados com drives VACON® para controlar a velocidade e otimizar o consumo de energia e a manobrabilidade. Além disso, o conversor de rede (grid converter) é um inversor VACON® que fornece energia confiável aos quadros de distribuição auxiliares. Todas as unidades garantem uma conversão de energia segura e de alta eficiência da bateria.

Lubrificação suficiente

O controle do motor elétrico de uma maneira mais eficiente também contribui para reduzir ao mínimo o consumo de energia. Lubrificação suficiente é a chave para a alta eficiência de propulsão e isso só pode ser alcançado com controle preciso de pressão e temperatura sob todas as condições de operação.

Na engrenagem de redução da hélice, um pressostato Danfoss MBC 5100, sensor de temperatura MBT 5250, transmissor de pressão MBS 5150 e a válvula proporcional de alto desempenho PVG 32 estão instalados no sistema de propulsão para garantir a lubrificação ideal e reduzir o consumo de energia ao mínimo.

Conversão de energia leve oferece empuxo total

O sistema de energia projetado pela Westcon é duas toneladas mais leve do que a melhor alternativa seguinte, o que reduz a potência de propulsão necessária. Este enorme benefício para a eficiência só foi possível devido à liberdade do design que os inversores VACON® da Danfoss oferecem, explica Frode Skaar, gerente de desenvolvimento de negócios da Westcon.

“Graças à versatilidade dos inversores da Danfoss, que são totalmente compatíveis com muitas tecnologias alternativas, conseguimos projetar tanto o sistema de potência quanto o suprimento de costa de maneira muito ágil. Comparado ao nosso concorrente mais próximo, encontramos equipamentos que faziam o mesmo trabalho que eram duas toneladas mais leves, exigiam menos componentes e garantiam menores perdas de energia, resultando em um sistema melhor”, explica Skaar.

Os drives VACON® também permitiram à Westcon superar desafios no gerenciamento de calor dos sistemas de conversão de energia, resultantes de componentes versáteis e um processo de solução de problemas em que o construtor naval e o proprietário trabalharam de forma positiva e flexível: Conversor VACON® NXP DC/DC, Conversor de Rede VACON® NXP (variantes AFE e MicroGrid), VACON® NXP Air Cooled e VACON® 100 FLOW.

Primeiro porto de energia flutuante do mundo

A rede elétrica local não tem capacidade suficiente para carregar o Future of The Fjords diretamente. Em vez disso, a embarcação recarrega sua bateria no PowerDock, uma doca flutuante de fibra de vidro com capacidade de carga de 2,4 MWh: 1,2 MWh proveniente de uma bateria e 1,2 MWh da rede.

O PowerDock carrega constantemente ao longo do dia, alimentado pela rede local. Recarregar o navio leva apenas 20 minutos, durante os quais o cais fornece cerca de 800 kWh de energia.

A Westcon equipou a estação de energia com acionamentos VACON® de 2,4 MW e seu próprio sistema de controle, garantindo que tudo seja perfeitamente integrado.

Future of the Fjords
Comprimento: 42 m
Largura: 15 m
Materiais: fibra de carbono prensada
Assentos: 400 passageiros
Classe: Embarcação leve DNV GL
Motores elétricos: 2x saída de 450 kW a 1180 rpm
Caixas de engrenagens: 2x caixas de engrenagens Servogear HD220H
Hélice: hélice de passo controlável Servogear Ecoflow com diâmetro de 1475 mm; diâmetro do eixo da hélice 100 mm
Bateria: 1,8 MWh

Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbeis. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

Editorias: Ecologia e Meio ambiente
Tipo: Pauta  Data Publicação: 27/11/19