PMEs buscam alternativa aos planos de saúde para reduzir custos e garantir bem-estar dos funcionários

Entidades profissionais, como o CRECISP, fecham convênios com rede de laboratórios que oferece exames completos por valores acessíveis

Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), nos últimos três anos houve redução de 3,1 milhões de usuários nos planos de saúde. Isso porque, em média, os reajustes dos planos têm sido equivalentes a três vezes a variação do IPCA, de acordo com dados levantados pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e pela Aliança para a Saúde Populacional (Asap).

Ainda segundo a ABRH e a Asap, as empresas no Brasil arcam com dois terços do que se gasta com saúde hoje no país. Diante deste cenário de descompasso entre os índices de preços e a inflação médica, cada vez mais as empresas cortam os gastos com saúde para reduzir os custos. Para não deixar os colaboradores descobertos nos cuidados com a saúde, as PMEs buscam alternativas acessíveis.

Esse cenário impulsiona um mercado alternativo como opção de atendimento aos pequenos e médios empresários, bem como aos autônomos, como o Labi Exames, rede de laboratórios de análises clínicas que tem como missão facilitar o acesso à saúde por meio de exames de análises clínicas. A rede vem fechando parcerias com sindicatos, empresas e instituições para que as pessoas não deixem de cuidar da saúde.

Embora não esteja em seu escopo das atribuições, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP) busca condições favoráveis aos corretores de imóveis. “É o caso da parceria com o Labi, que envolve descontos de 15% sobre o preço dos exames de análises clínicas e check-ups. É uma boa vantagem, especialmente para os corretores autônomos, que não contam com planos de saúde e demais benefícios de trabalhadores com registro em carteira”, comenta José Augusto Viana Neto, presidente do CRECISP.

Ele acrescenta que, quando um corretor de imóveis adoece, em geral, surgem vários outros problemas de ordem financeira e pessoal em decorrência da doença. “A categoria, normalmente, não dispõe de um plano de saúde, ficando sujeita ao SUS, cujo atendimento é, em sua maioria, demorado e desgastante ao paciente. Os exames necessários ao longo de um tratamento podem ser muito caros e, com isso, não são raros os casos de profissionais que tiveram que abrir mão de seu patrimônio para conseguir custear um tratamento. Dessa forma, temos como política atuar em benefício daqueles profissionais que estão desprovidos de uma assistência, para que possam, no mínimo, obter descontos que compensem.”

Segundo o médico Octavio Fernandes, vice-presidente de operações do Labi Exames, o que ocorre é a tentativa de atender a um crescente nicho populacional que prefere não se sujeitar à realidade muitas vezes ineficiente do sistema público de saúde, mas que, ao mesmo tempo, não possui recursos suficientes para arcar com os serviços particulares convencionais nesse ramo. “A iniciativa privada surge no mercado com a lógica de abrir mão de super lucratividade buscando garantir o acesso universal à saúde”, explica.

O Labi Exames emprega tecnologias modernas para otimizar os processos e reduzir os custos em toda a operação. Além disso, a rede consegue chegar a um preço final menor pelo foco em realizar exames apenas de análises clínicas. “Isso nos permite sermos mais eficientes nos processos e nos investimentos, porque não precisamos, por exemplo, fazer investimentos pesados em equipamentos de imagem, nem ter um corpo médico para consultas e procedimentos. Nossas unidades são novas e modernas e investimos no que é necessário para garantir a qualidade técnica, mas não desperdiçamos com alguns ‘luxos’, como estacionamento, cafezinho etc.”, explica Marcelo Noll Barboza, CEO do Labi Exames.

Sobre o Labi Exames
Rede de laboratórios de análises clínicas fundada pelo executivo Marcelo Noll Barboza e pelo médico Octavio Fernandes, o Labi Exames tem a missão de facilitar o acesso da população a exames de análises clínicas. A rede oferece uma forma única e inédita de prestação de serviços, permitindo que milhões de brasileiros que não têm plano de saúde possam realizar seus exames laboratoriais. Em 2018, integrou a primeira edição do 100 Startups to Watch, ranking das startups com maior potencial de inovação e crescimento do Brasil. Mais informações no site www.labiexames.com.br.

Editorias: Saúde
Tipo: Pauta  Data Publicação: 10/12/18