• A unidade de negócios Adhesive Technologies alcançou desempenho robusto;
• A unidade de negócios Beauty Care não atingiu o resultado esperado;
• Já a divisão de Laundry & Home Care teve bom desempenho nos negócios;
• As vendas orgânicas atingiram 5.121 milhões de euros, quase o mesmo nível do ano anterior: -0,4%;
• A margem EBIT* ficou em 16,5% (-1,5 pp) e o lucro por ação preferencial* em 1,43 euro (-9,5%).
*Ajuste quanto a ganhos/encargos únicos e despesas de reestruturação
Düsseldorf - No segundo trimestre de 2019, a Henkel foi afetada por um ambiente de mercado cada vez mais difícil. As vendas orgânicas atingiram quase o nível do ano anterior. A margem EBIT ajustada, o EBIT ajustado e o lucro ajustado por ação preferencial ficaram abaixo em comparação ao mesmo período de 2018.
No primeiro semestre de 2019, a Henkel alcançou um desempenho orgânico nas vendas ligeiramente positivo, enquanto a margem diminuiu – em linha com as expectativas após o anúncio de investimentos em crescimento no início do ano.
"O desempenho no segundo trimestre foi caracterizado principalmente por um declínio significativo na demanda em setores-chave, como a indústria automotiva. Isso afetou particularmente os nossos negócios industriais. No entanto, nossa unidade de negócios Adhesive Technologies apresentou um desempenho robusto, alcançando as vendas quase no mesmo nível do ano anterior e com uma excelente margem EBIT", disse o CEO da Henkel, Hans Van Bylen.
"O desempenho da unidade de negócios Beauty Care no varejo ficou significativamente abaixo de nossas expectativas. Por um lado, isso ocorreu em função de desenvolvimentos insatisfatórios em mercados maduros, como a América do Norte e a Europa Ocidental. Na China, o negócio no varejo foi impactado por ajustes de estoque em andamento. Além disso, as despesas com marketing e vendas foram maiores de modo geral", comentou Hans Van Bylen. "O segmento profissional, no entanto, manteve seu forte desempenho".
"Já na unidade de negócios Laundry & Home Care, atingimos um bom crescimento orgânico nas vendas. Apesar dos investimentos anunciados, a margem EBIT ajustada permaneceu em um nível alto. As inovações recentemente lançadas também contribuíram para o bom desempenho global desta divisão."
Investimentos em crescimento e digitalização
"Apesar das difíceis perspectivas econômicas, continuaremos a implementar nossas prioridades estratégicas e a executar nossos investimentos de crescimento planejados conforme anunciado. Nos concentramos no fortalecimento de nossos negócios e aumentaremos ainda mais a nossa competitividade para gerar crescimento rentável e sustentável", prosseguiu Hans Van Bylen.
"Ao mesmo tempo, consideramos o ambiente econômico, em constante mudança, e vamos acompanhar essas movimentações o ano todo."
Perspectiva atualizada para o ano fiscal de 2019
A Henkel não prevê que a demanda industrial aumente no segundo semestre do ano - em contraste com as expectativas anteriores. Além disso, espera-se que a unidade de negócios Beauty Care se desenvolva abaixo das expectativas iniciais ao longo do ano. Neste contexto, a Henkel atualizou o guidance para o ano fiscal.
Anteriormente, a Henkel esperava um crescimento orgânico nas vendas entre 2% a 4% globalmente, nas três unidades de negócios. Agora, a Henkel prevê um crescimento orgânico nas vendas de até 2%. Para Adhesive Technologies, a Henkel espera um crescimento orgânico nas vendas de -1% a 1%. Para Beauty Care, a Henkel antecipa um desempenho orgânico nas vendas de -2% a 0%. Para Laundry & Home Care, a Henkel continua esperando um crescimento orgânico nas vendas entre 2% e 4%.
A Henkel segue esperando um crescimento orgânico nas vendas ajustado a nível global na faixa dos 16% a 17%.
Para os lucros ajustados por ação preferencial, a Henkel agora prevê um desenvolvimento na faixa média a alta de um dígito abaixo do ano anterior, a taxas de câmbio constantes (anteriormente: faixa percentual média de um dígito abaixo do ano anterior a taxas de câmbio constantes).
Vendas e desempenho dos lucros no segundo trimestre de 2019
Com 5.121 milhões de euros, as vendas no segundo trimestre de 2019 ficaram quase no mesmo patamar do ano anterior. As vendasorgânicas, que excluem o impacto dos efeitos cambiais e de aquisições/desinvestimentos, apresentaram um desenvolvimento ligeiramente negativo de -0,4%. A contribuição de aquisições e desinvestimentos foi de 0,5%. Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo de -0,5% nas vendas.
A unidade de negócios Adhesive Technologies apresentou um desenvolvimento orgânico ligeiramente negativo em vendas de -1,2%. Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas foram organicamente -2,4% abaixo do nível do trimestre do ano anterior. A unidade de negócios Laundry & Home Care obteve um bom desempenho orgânico nas vendas de 2%.
Os mercados emergentes alcançaram um forte crescimento orgânico nas vendas de 3,9%. África/Oriente Médio e América Latina atingiram um crescimento de dois dígitos. Os mercados maduros registraram um desempenho orgânico negativo nas vendas de -3,2%.
Em um ambiente de mercado altamente competitivo, as vendas na Europa Ocidental apresentaram um desenvolvimento orgânico negativo de -1,8%. A Europa Oriental atingiu um crescimento orgânico de 8%. Na Europa Ocidental, as vendas cresceram organicamente 16,5%. A América do Norte registrou uma queda nas vendas de -5,0%. A América Latina atingiu um crescimento orgânico de 11%. Na região Ásia-Pacífico, as vendas diminuíram organicamente em -7,9%.
O lucro operacional ajustado (EBIT) diminuiu em -8,6%, de 926 milhões de euros no segundo trimestre de 2018 para 846 milhões de euros no mesmo período deste ano.
O retorno ajustado sobre as vendas (EBIT) atingiu 16,5%, -1,5 ponto percentual abaixo do trimestre do ano anterior.
Os lucros ajustados por ação preferencial caíram -9,5%, de 1,58 euro no segundo trimestre de 2018 para 1,43 euro. Com as taxas de câmbio constantes, os lucros ajustados por ação preferencial também diminuíram em -9,5%.
Em 6,7%, o capital de giro líquido como porcentagem das vendas ficou ligeiramente acima do nível do segundo trimestre de 2018 (6,3%).
Desempenho das unidades de negócios
No segundo trimestre de 2019, as vendas na unidade de negócios Adhesive Technologies atingiram 2.422 milhões de euros e quase chegaram no mesmo nível do trimestre do ano anterior. Organicamente, o desempenho de vendas foi de -1,2%. O lucro operacional ajustado aumentou 1,5%, e atingiu 469 milhões de euros. O retorno ajustado sobre as vendas mostrou um bom resultado em comparação com o segundo trimestre de 2018, atingindo 19,3%. O desenvolvimento de soluções foi particularmente positivo para a indústria aeroespacial, que registrou crescimento de dois dígitos - recorde no segundo trimestre.
Na unidade de negócios Beauty Care, as vendas orgânicas apresentaram uma queda de -2,4%. Nominalmente, as vendas foram de -3,2% abaixo do nível do ano anterior, atingindo 1.002 milhão de euros. O lucro operacional ajustado atingiu 122 milhões de euros e ficou -34,9% abaixo do nível do segundo trimestre de 2018. O retorno ajustado sobre as vendas mostrou um impacto negativo e atingiu 12,2%. O desenvolvimento da unidade de negócios Beauty Care no varejo foi impactado pelo fraco desempenho em mercados maduros. Além disso, o negócio de Varejo na China foi afetado por ajustes de estoque em andamento. Além disso, as despesas aumentaram devido a maiores investimentos em marketing e vendas e aumento nos preços de materiais. Em contraste, o segmento profissional continuou bem-sucedido e mais uma vez atingiu um forte crescimento orgânico.
A unidade de negócios Laundry & Home Care gerou um bom crescimento orgânico nas vendas de 2% no segundo trimestre. Nominalmente, as vendas aumentaram 1,3%, para 1.666 milhão de euros, após 1.644 milhão de euros no mesmo trimestre do ano anterior. Com 279 milhões de euros, o lucro operacional ajustado foi de -5,3% abaixo do trimestre de 2018. Em 16,8%, o retorno ajustado sobre as vendas foi, como esperado, abaixo do nível em comparação ao segundo trimestre do ano anterior. Este resultado foi impulsionado principalmente por maiores investimentos em marketing e vendas e lançamento de inovações, conforme anunciado no início do ano. Por fim, o desempenho na unidade de negócios Laundry & Home Care foi particularmente bom, alcançando uma taxa de crescimento orgânico muito forte. Além disso, as novas cápsulas da Persil foram lançadas com sucesso em vários mercados.
Desempenho dos negócios no primeiro semestre de 2019
No primeiro semestre de 2019, a Henkel gerou vendas de 10,1 bilhões de euros, um aumento de 1,1%. O crescimento orgânico nas vendas, que excluem o impacto dos efeitos da moeda e de aquisições/desinvestimentos, foi de 0,1%. Os efeitos cambiais contribuíram com 0,4% para as vendas.
O lucro operacional ajustado aumentou -7,2%, passando de 1.768 milhão de euros para 1.641 milhão de euros.
O retorno ajustado sobre as vendas foi de 16,3%, após 17,7% no primeiro semestre de 2018. Os lucros ajustados por ação preferencial mostraram um desempenho negativo de -8%, de 3,01 euros para 2,77 euros. Com as taxas de câmbio constantes, os lucros ajustados por ação preferencial também diminuíram em -8%.
No primeiro semestre de 2019, a unidade de negócios Adhesive Technologies apresentou um desempenho orgânico nas vendas ligeiramente negativo: -1%. O retorno ajustado sobre as vendas foi de 18,1% (ano anterior: 18,5%).
A unidade de negócios Beauty Care apresentou um desenvolvimento orgânico de vendas de -2,3%. O retorno ajustado sobre as vendas foi de 13,5% (ano anterior: 17,4%).
A unidade de negócios Laundry & Home Care gerou um forte crescimento orgânico nas vendas de 3,3%. O retorno ajustado sobre as vendas foi de 16,9% (ano anterior: 18,2%).
Em 30 de junho de 2019, a posição financeira líquida da Henkel apresentou um saldo de -2.820 milhões de euros (31 de dezembro de 2018: -2.895 milhões de euros) e melhorou ainda mais – apesar do pagamento de um dividendo recorde de cerca de 800 milhões de euros no segundo trimestre.
Foco em crescimento rentável sustentável
"Buscamos uma estratégia de longo prazo com prioridades claras e metas ambiciosas", disse Hans Van Bylen. "Nossos investimentos em marcas, tecnologias, inovações e digitalização sustentam nosso compromisso com o crescimento rentável e sustentável".
Sobre a Henkel
A Henkel opera globalmente com um portfólio diversificado e bem balanceado. A companhia mantém posições de liderança com suas três unidades de negócio, tanto em mercados industriais como de consumo, graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos – em todos os segmentos industriais no mundo todo. Em seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel mantém posições de liderança em muitos mercados e categorias ao redor do mundo. Fundada em 1876, a Henkel conta com mais de 140 anos de sucesso. A Henkel emprega mais de 53.000 pessoas globalmente – uma equipe apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura organizacional, um propósito comum de criar valor sustentável e valores compartilhados. Como líder reconhecido em sustentabilidade, a Henkel mantém posições de liderança em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice DAX da bolsa de valores alemã. Para mais informação, por favor visite www.henkel.com.
Sobre a Henkel Brasil
A Henkel está no Brasil há 63 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 950 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema, Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.