Lançamento do livro “Mulheres Criativas - 100 histórias de mulheres inspiradoras”

De forma pessoal e intimista, as artistas que integram “Mulheres Criativas - 100 histórias de mulheres inspiradoras” falam de forma aberta sobre sua relação com a arte, suas dificuldades, inseguranças e processos criativos durante a construção de suas carreiras, compondo um interessante panorama da atual produção feminina no Estado de São Paulo. Com produção da Papel A2 Texto & Arte, a obra foi realizada por meio do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O livro é um recorte do Projeto Curadoria, ambos de autoria da também artista Nini Ferrari. O projeto, que teve início em 2017, foi criado com o propósito de compartilhar histórias reais de mulheres que se dedicam às artes visuais e manuais como uma forma de gerar conexão e acolhimento através da exposição de suas trajetórias. Até o momento foram realizadas 440 entrevistas com artistas de mais de 27 países, formando um retrato de novas cenas criativas no Brasil e no mundo. Algumas das artistas que nasceram ou vivem em São Paulo como as integrantes do Clube do Bordado, a fotógrafa Camila Fontenele, a ceramista Mariana Takata, dentre outras, integram o livro.

“Estamos passando por um momento de profunda transformação social, busca por espaço e reconhecimento das mulheres, assim como também temos visto um número crescente de projetos, coletivos de artistas e ações feitas por elas. Por isso, vejo esse livro como um importante registro da produção criativa feminina atual, e muito mais do que isso, uma fonte de pesquisa e inspiração para outras mulheres”, afirma Nini.

A obra será lançada no dia 14 de maio, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila da Vila Madalena, em São Paulo. Esse é o primeiro dos quatro eventos de lançamento que serão realizados em maio, sendo os outros um bate-papo na Biblioteca Mário de Andrade (SP), outro na Biblioteca Parque Villa Lobos (SP) e uma tarde de autógrafos no Alma Jazz Club, em Campinas.

Editorias: Cultura e Lazer  Feminina  Mídia  Sociedade
Tipo: Evento  Data Publicação: 06/05/19