Instituto Ayrton Senna escolhe a plataforma de ensino e aprendizagem da D2L

A solução Brightspace foi escolhida pelo instituto para dar suporte à sua Transformação Digital

São Paulo, 18 de Agosto de 2020 - A D2L, líder mundial em tecnologia de ensino, foi escolhida pelo Instituto Ayrton Senna (IAS), instituição não governamental sem fins lucrativos, para fornecimento de sua nova plataforma de aprendizagem virtual.

O Instituto Ayrton Senna, que já formou mais de 300 mil professores e atingiu mais de 26 milhões de estudantes nos últimos 25 anos, iniciou em 2018 seu projeto de Transformação Digital com o objetivo de aumentar o alcance de seus cursos virtuais e aprimorar a forma que entrega conteúdo aos docentes em todo o país. O desafio encontrado pelo Instituto era selecionar uma plataforma de ensino consolidada, estável e altamente segura que pudesse permitir um canal de formação a distância para educadores da rede pública e privada do Brasil.

“A implementação da plataforma contribuiu com a transformação digital do Instituto, servindo como canal de contato com educadores. Hoje, o Espaço Educador está posicionando o Instituto como grande referência nacional nos temas abordados, em correspondência com sua missão e oferecendo acesso gratuito a conteúdos diferenciados para responder às principais demandas dos educadores no contexto atual”, explica Ana Paula Marinho, Gerente de Projetos do IAS e responsável pela implantação da LMS.

Durante o processo de escolha, o IAS avaliou 16 diferentes plataformas, e a Brightspace, foi escolhida por ser a única a atender aos 102 requisitos definidos pela área de negócios e time técnico, e por sua arquitetura com alta performance funcional e técnica.

A Brightspace contribuiu para o desenvolvimento do projeto nas três verticais de serviços disponíveis aos educadores dos IAS: cursos online, disponíveis para qualquer educador do país acessar, bem como cursos atrelados a parcerias do Instituto com secretarias de educação; espaços virtuais de colaboração onde educadores poderão buscar referências e discutir assuntos relevantes da educação integral; e repositório de conteúdos diversos, como artigos, infográficos, guias, vídeos que irão trazer o conhecimento do Instituto em um formato leve e condizente com a atualidade.

Os requisitos técnicos que resultaram na escolha pela Brightspace foram segurança e suporte técnico estruturados; potencial de escalabilidade da plataforma; disponível no idioma português; design responsivo disponível em todos os aparelhos mobile; e funcionalidades para criação de blogs, compartilhamento de conteúdos em diversos formatos, comunidade de prática, customização do painel de cursos, repositório de conteúdos , monitoramento das atividades dos cursistas, salas virtuais, customização de certificados e SSO.

“Foi um processo longo de seleção, concorremos com inúmeras empresas locais e globais, e trabalhamos desde o início demonstrando para o Instituto Ayrton Senna que a nossa parceria seria muito mais do que de produtos e serviços. Para nós foi motivo de muito orgulho sermos escolhidos por uma instituição que é referência no Brasil e no mundo em educação” explica Peterson Theodorovicz, Diretor da D2L Brasil. “A visão e objetivos do Instituto Ayrton Senna são claramente alinhados com a D2L, incluindo o que diz respeito à importância do fácil acesso ao conhecimento.”

Editorias: Ciência e Tecnologia  Educação
Tipo: Pauta  Data Publicação: 18/08/20