Evento une Ecogastronomia, Longevidade Saudável e Economia das Dádivas em almoço beneficente

Nininha Lacombe, Neka Menna Barreto, Tatiana Cardoso, Shanti Nilaya, Martin Casilli e Claudia Mattos comandam fogões ao vivo para convidados

A cada ano o mundo conta com um número cada vez maior de pessoas idosas. No Brasil, não é diferente. E em particular, na cidade de São Paulo, esse crescimento tem se dado de forma significativa. Na década de 1980 tínhamos 6,33% da população da maior cidade do País composta por idosos. Esse número quase dobrou conforme o Censo de 2010 e a previsão é de que 30% das pessoas no município de São Paulo sejam idosas em 2050 (Fundação Seade).

Estamos falando não mais daquelas figuras velhinhas, curvadas e de xale nas costas, mas, de um público com longevidade para aproveitar a vida, pessoas com um envelhecimento e maturidade ativos.

Com isso, um dos maiores problemas que aflige a população idosa no Brasil e no mundo é a ausência de sensibilidade acerca de suas necessidades materiais, afetivas, de sua saúde mental e de que essas pessoas têm anseios, um passado, presente e um futuro a ser reinventado.

Pensando nesses indivíduos é que a Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade trabalha, há quase 15 anos, pela inclusão, empoderamento e valorização das pessoas idosas, atuando a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar, redução das desigualdades, paz, justiça, qualidade de vida e meio ambiente.

O trabalho é fundamentado na Antroposofia, estudo do Homem, e na Salutogênese, termo que designa a gênese da saúde integral do ser humano, integrando cabeça, coração e mãos. A partir dessa imagem pulsa um Centro de Convivência e fortalecimento de vínculos, cujo programa de socialização oferece mais de 40 atividades físicas, manuais, artísticas, cognitivas, de regeneração e cuidado com o meio ambiente, autocuidado, cidadania, meditação, entre outras. Além disso, a Associação tem feito grande contribuição para as políticas públicas e para o fortalecimento do idoso na Cidade. Atualmente, atende a 350 idosos na cidade de Carapicuíba – SP e vem, por sua proposta inovadora, tornando-se uma referência em Centro de convivência.

Para dar continuidade a esse trabalho, no dia 28 de março de 2020 (sábado), às 13h, será realizado um almoço, no Sky Hall Terrace Bar, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, com convites já à venda. O evento, intitulado “Dádivas – almoço beneficente pela longevidade digna”, tem curadoria de Mônica Rosales, fundadora e presidente da Associação São Joaquim.

Mônica Rosales conta que a ação pretende contribuir para uma mudança de percepção em relação à longevidade:

“Pouco se pensa na longevidade, mas viveremos até 100, 120 anos”, fala a filantropa Mônica Rosales.

E se viveremos tanto, como viver melhor? Uma população que envelhece com melhor qualidade de vida e maior expectativa de vida requer um olhar atencioso sobre si, sobre seu papel na sociedade, aspirações, potenciais e influência na vida das demais pessoas.

Uma aquarela de sabores – Um show gastronômico será comandado por seis talentosos chefs que criarão, a doze mãos e ao vivo, os mais criativos, saudáveis e saborosos pratos de São Paulo.

O almoço levará aos convidados o conceito de “economia das dádivas”, em que o dar e o receber são vivenciados intensamente, com a proposta de valorização da abundância, sem deixar de lado a sustentabilidade. Nesse sentido, uma verdadeira aquarela de sabores será apresentada e presenteada aos participantes, fazendo-os exercitar as escolhas e hábitos que favorecem uma vida longeva e em equilíbrio. Os ingredientes dos pratos serão orgânicos, muitos provenientes da Mata Atlântica. Um evento que é um prato cheio de Ecogastronomia.

“Neste evento vamos despertar as pessoas pelo apetite para a Longevidade Saudável, pois o melhor apetite é desejar Ser”, Neka Menna Barreto, Chef de Cozinha

O chefs responsáveis pela economia das dádivas e pelos fogões do evento serão:

Neka Menna Barreto, do Neka Gastronomia – Nutricionista, banqueteira, Chef de Cozinha, passou por experiências na Alemanha, Índia e Colômbia. Celebrar, cultivar e nutrir a vida têm sido os ofícios de Neka desde 1987. Chef sócia do Neka Gastronomia, empresa que tem o propósito de despertar as pessoas pelo apetite com diferentes sabores, valorizando a biodiversidade e a agroecologia.

Nininha Lacombe, do Small Acts Food – Formada em nutrição, iniciou sua carreira em um restaurante na Arábia. Após temporada em Nova Iorque, especializou-se em confeitaria e fundou o ateliê Nininha Sigrist, de bolos e festas de casamento. Em 2016 aprofundou seu conhecimento em alimentação saudável e longevidade e mudou o foco do seu trabalho para auxiliar pessoas a mudarem de hábitos para um estilo de vida mais consciente, criando o Samll Acts Food. Também é formada em Ayurveda e, atualmente, atua em um lifestyle saudável.

Tatiana Cardoso, do Moinho da Pedra – Premiada Chef, a primeira a trazer a cozinha gourmet vegetariana para o Brasil. Sua linha de trabalho é a cozinha natural a partir dos princípios curativos da macrobiótica e da culinária indiana.

Claudia Mattos, do Espaço Zym - Chef adepta do movimento Slow Food, que promove a maior apreciação da comida e a melhor qualidade das refeições, é também terapeuta e professora de ecogastronomia, realiza pesquisas sobre as múltiplas dimensões para a completa nutrição do ser humano.

Shanti Nilaya, do Condessa Bistro – Sua cozinha garimpa alimentos mundo afora e apresenta um cardápio alquímico, marcado pela mistura de sabores, experimentos e destreza no manuseio de picâncias, especiarias e insumos orgânicos.

Martin Barrios Casilli, do Sky Hall Terrace Bar – Chef responsável pela cozinha do Sky Hall Terrace Bar, recentemente foi destaque na revista Go’Where Gastronomia, além de ter participado da primeira temporada do MasterChef Brasil.

Além da gastronomia, o evento contará com música, espaço verde, horta orgânica, tudo em um ambiente em espaço nobre de São Paulo e propício à confraternização.

“Fica aqui o convite e reflexão: Como posso reconhecer e retribuir o que recebo dadivosamente do universo, todos os dias? Pauso, agradeço, doo. É preciso boa vontade para ser gentil nos mínimos atos, reconhecendo e honrando as dádivas que cada um veio para dar. Assim, faço minha parte, dando e recebendo. Ninguém tem tão pouco que não tenha o que dar e tanto que não tenha o que receber. Com essa premissa tenho permeado muitas de minhas ações em um fluir equilibrado entre o dar o receber”, finaliza Rosales.

Os convites já estão à venda e são limitados, com o valor de R$ 206,00 por pessoa até o dia 05 de março ou R$ 260,00 por pessoa após o dia 05 de março. Os interessados devem enviar WhatsApp para (11) 9 9201-6170 ou e-mail para dadivassaojoaquim@gmail.com. A realização é da Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade (https://www.saojoaquim.org.br/).

Evento: Dádivas – Almoço beneficente pela longevidade digna
Data: 28 de março - sábado
Local: Sky Hall Terrace Bar
Endereço: Av. Juscelino Kubitscheck, 1327, Itaim Bibi – São Paulo - SP