Novas cápsulas de café do Grupo Utam chegam ao varejo
...

Ribeirão Preto (SP), 14 de maio de 2020 – O Grupo Utam, indústria alimentícia do setor de café, com sedes em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo e em Piumhi, no Estado de Minas Gerais, acaba de inserir no mercado nacional mais três tipos de cápsulas monodoses: a nova linha premium Café Fazenda Santa Alcina, criada também em cápsulas monodoses nas versões Premium e Aromatizadas - naturalmente nas opções baunilha e chocolate; além de inovar nas embalagens de alumínio e ainda incrementar a linha Utam Uno, com a versão Orgânico.

Mesmo durante a crise que o covid-19 trouxe para o país, a companhia seguiu na contramão e aumentou o seu portfolio. Com a chegada das novas monodoses o Grupo Utam passa a atuar em todos os segmentos deste produto.

Linha Santa Alcina – do café em grãos, moídos às cápsulas
Dentro da linha Fazenda Santa Alcina, os consumidores contam agora com cápsulas de alumínio e as aromatizadas de chocolate e baunilha. Classificado como gourmet, o Café Fazenda Santa Alcina é elaborado com grãos arábicas, cerejas maduras descascadas, de peneiras 16 a 18, provenientes da região da Alta Mogiana. “Esse tipo de grão proporciona um café de corpo e crema perfeitos. A percepção para o paladar de quem o consome é de uma bebida doce, com leve toque amendoado e retrogosto suave”, destaca o supervisor de food service, Eder Garcia.

Para ele, a cápsula é uma excelente opção para pessoas que estão se adaptando em home office, com a sensação do trabalho dobrado e menos tempo para o preparo do café. “As cápsulas monodoses também são indicadas para quem gosta de experimentar novos sabores e aromas de uma opção de café gourmet”.

Segundo Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora do Grupo Utam, o Fazenda Santa Alcina apresenta quatro produtos em grãos selecionados, oriundos da região da Alta Mogiana. Toda a linha é totalmente processada na planta industrial da Utam em Piumhi, Minas Gerais”, apresenta a executiva.

Utam Uno
As primeiras monodoses lançadas pela empresa chegaram ao segmento de varejo há sete anos com a criação da linha Utam Uno (hoje composta por cinco blends: Gourmet, Classic, Intenso, Descafeinado e a recém lançada Orgânico).

O grupo foi pioneiro no lançamento de cápsulas compatíveis com máquinas Nespresso. A nova cápsula na versão Orgânico é um produto autenticado pela IBD, maior certificadora da América Latina e a única brasileira de produtos orgânicos. Trata-se de um café com notas de chocolate e castanha, acidez média baixa e aftertaste longo. Seu aroma de chocolate ao caramelo e seu corpo cremoso conquistam o paladar.

Consumo de café em alta
A chegada das novas cápsulas – tanto das linhas Fazenda Santa Alcina quanto da Utam Uno - acontece num momento oportuno, apesar do cenário da pandemia e suas consequências inerentes para o consumo e o bolso do brasileiro.

A diretora do Grupo Utam, Ana Carolina, confirma que, mesmo neste momento de quarentena instalada há quase dois meses, com distanciamento e isolamento sociais decretados por órgãos competentes, o consumo do café cresceu como um todo.

As vendas no varejo dos cafés diversos do portfolio do Grupo Utam também apontam avanço entre os meses março e abril. “Contabilizamos 6% de crescimento no varejo com vendas em nossos principais canais de distribuição, como em grandes redes de supermercados, mercados locais, lojas de conveniência em postos de gasolina, padarias, entre outros”.

Segundo dados da Abic (Associação Brasileira de Café), a procura pelo café nos diversos pontos de venda teve de fato uma alta pontual durante a pandemia de Covid-19.

O Grupo Utam já vinha sinalizando números crescentes antes da pandemia e se mostrando atento ao movimento do café no mercado e também à ascensão das cápsulas. A executiva do grupo afirma que, nos últimos anos, a indústria de café tem investido pesado na fabricação das monodoses, bem como na diversificação de suas linhas.

Unidade de Piumhi
Recentemente, a empresa investiu R$ 2,5 milhões em uma linha de envase de café em cápsulas de alumínio, na unidade mineira, com capacidade produtiva de 1,5 milhão de capsulas ao mês. Com o lançamento o Grupo Utam, espera capturar uma fatia maior nos supermercados.

“Com o investimento, passamos a ser a primeira empresa no Brasil, a ter o envase automático de cápsulas de alumínio compatíveis com o sistema Nespresso”, conclui a diretora do grupo, Ana Carolina Soares de Carvalho

Entre as 15 maiores indústrias do setor
O Grupo Utam está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 14ª posição dentre as mais de 1.000 indústrias do setor, das quais 355 são afiliadas à entidade.

Dados complementares
A empresa possui matriz em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, filial em Piumhi (MG) e polos de distribuição em São Paulo e Belo Horizonte.

Endereços na internet
www.grupoutam.com.br