Saiba quando realizar a manutenção do ar-condicionado em veículos
...

Ribeirão Preto (SP), 2 de outubro de 2019 – A combinação de trânsito e calor pode causar problemas mais graves do que o convencional estresse para os motoristas. Durante o verão, a sensação térmica dentro de um veículo pode chegar até 5ºC mais quente do que a temperatura externa. Nestas situações, o uso do ar-condicionado automotivo é, sem dúvida, o mais indicado. Além de climatizar a temperatura interna do veículo, o uso constante do ar-condicionado também impede a entrada de poeira durante o dia a dia e evita que os vidros fiquem embaçados nos dias de chuvas.

No entanto, para que sua eficiência seja total é importante manutenções periódicas que incluem limpeza dos filtros e higienização, o que evita, inclusive, problemas de saúde. “Quem tem problemas respiratórios ou algum tipo de alergia são os mais afetados na ausência da limpeza do sistema”, explica Alessandro Bolsonaro, gerente de pós-vendas da concessionária Stéfani Motors Toyota, de Jaboticabal, empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel.

Segundo ele, a limpeza deve ser realizada a cada seis meses, destacando que nos seis primeiros meses de uso do veículo é importante realizar uma higienização preventiva. Já, nos outros seis meses é indicada a higienização corretiva que tem como objetivo lavar a caixa evaporadora sem a necessidade de desmontá-la, removendo assim todos os resíduos de poeira e bactérias nocivas. “Durante a troca de calor do ar que transita pelo sistema, parte da umidade retirada do ar fica na caixa evaporadora, a responsável pelo funcionamento do sistema. Por se tratar de uma caixa fechada, com ambiente escuro e existência de poeira, somado à formação de umidade depositada, torna-se um ambiente com alto potencial de formação de fungos e bactérias. Por isso é tão importante a manutenção”, alerta o gerente.

Alessandro Bolsonaro explica ainda que quando a limpeza não é feita periodicamente, o primeiro alerta é o aparecimento de odores ao ligar o sistema de refrigeração. “O filtro sujo impede o fluxo de ar no sistema, diminuindo a eficiência do ar-condicionado. “Nesta condição, a higienização preventiva não é mais recomendada. É necessária a higienização corretiva”.

A falta de manutenção pode gerar também alguns problemas no uso do ar, como a baixa eficiência. De acordo com Alessandro Bolsonaro, existem equipamentos que monitoram a pressão existente no aparelho e podem indicar perda de gás em alguma parte do sistema. “A solução é eliminar o vazamento e preencher com a quantidade de gás exigida para cada modelo de veículo”, explica.

DICAS ECONÔMICAS

O gerente lembra ainda que para evitar o desgaste do veículo, alguns cuidados especiais no uso do ar-condicionado são necessários. Diminuir a existência de umidade no interior da caixa evaporadora é um deles: neste caso, a dica é desligar o ar-condicionado pelo menos 10 minutos antes de chegar ao destino final. “Basta deixar o ventilador funcionando para secar a umidade formada no período do uso. Claro que essa situação é mais comum em trajetos maiores”. Outra situação é em viagens que permitem a manutenção de uma velocidade constante. Em ocasiões como esta, é importante colocar o motor em uma condição de menor exigência. “Assim o uso do ar contribui para um menor consumo quando comparado com o uso do veículo dentro da cidade”, conclui.

Os valores das limpezas giram em torno de R$ 135,00 (preventiva) e R$ 260,00 (corretiva).

PERFIL GSRD

Com 72 anos de fundação, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel conta com 22 unidades operacionais, atuando como representante das marcas automobilísticas de renome e forte presença no mercado de pneus e recapagem, purificadores de água e corretora de seguros. Fazem parte do grupo as empresas: Ribeirão Diesel Mercedes-Benz, em Ribeirão Preto e Franca e Stéfani Diesel Mercedes-Benz, em Jaboticabal - ambas com a expertise em caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz. Ribeirão Diesel Pneus e Stéfani Pneus Michelin, com unidades em Bauru, Catanduva, Franca, Jaboticabal, Pirassununga e Ribeirão Preto, representantes da marca Michelin no comércio de pneus de automóveis, caminhonetes, vans, caminhões, ônibus e agrícolas, além dos serviços de recapagem e truck center; Stecar Mercedes-Benz, representa a marca Mercedes-Benz Automóveis, sediada em Ribeirão Preto, e Stecar América, com marcas como Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, também sediada em Ribeirão Preto. Itacuã VW, com a marca Volkswagen e Itacuã Motos, com a representação da marca Yamaha, ambas em Ribeirão Preto. Stéfani Motors, representante da marca Toyota, com unidades em Jaboticabal, Araraquara e São Carlos. Stéfani Massey, representante da marca Massey Ferguson para máquinas agrícolas como tratores, pulverizadores, colheitadeiras, entre outras, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal e Catanduva. Cerâmica Stéfani, em Jaboticabal, é a pioneira do grupo, fabricante de purificadores de água, abastece todo o território nacional, com mais de 5 mil clientes, exportando para mais de 45 países. Stéfani Seguros, sediada em Ribeirão Preto, com abrangência nacional, atua no setor de seguros de veículos, residenciais, empresarial, de vida, entre outros.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas: Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br), Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br) e Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro

Editorias: Automóveis e Automotores  Feminina  Masculino  Mídia  Negócios