Festa literária apresenta concerto de música erudita
...

Com quase 100 anos de existência, a Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto é um dos destaques da agenda musical da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 10 de junho de 2019 – Conhecida por sua tradição em reunir uma programação musical variada, a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto não foi diferente e traz, para o seu público, espetáculos musicais para todos os gostos. Por toda agenda há apresentações musicais, corais de renome, concertos e shows, saraus, além de oficinas e exposições musicais. Um dos destaques, que se apresenta praticamente em todos os anos, é a Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto. O concerto acontece no dia 12, às 20h30, no palco do Theatro Pedro II, sob regência do maestro Reginaldo Nascimento.

A orquestra interpreta obras de Villa-Lobos e Tchaikovsky e contará com a participação especial da soprano Yuka de Almeida Prado. Estão no repertório, composições como Bachianas Brasileiras nº9 e nº5, criadas pelo fluminense Heitor Villa-Lobos, descrito como a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira. Villa Lobos acabou tornando-se o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos. Escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de 2.000 obras até sua morte, em 1959. Ele foi responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente musical do Modernismo no Brasil.

Obras do russo Piotr Ilitch Tchaikovsky também serão interpretadas, como Andante non troppo e Tempo di Valse. Tchaikovsky foi compositor de gêneros como sinfonias, concertos, óperas, ballets, música de câmara e obras para coro nas liturgias da Igreja Ortodoxa Russa. Algumas de suas produções musicais encontram-se entre as mais populares do repertório erudito. Foi o primeiro compositor russo a conquistar a fama internacional, sendo convidado a reger orquestras no Estados Unidos e Europa.

Agenda musical

Entre os destaques musicais, parte da programação será apresentada no palco do Theatro Pedro II, símbolo do Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, onde estão sendo oferecidas as principais atrações da Feira Nacional do Livro. A agenda, que pode ser conferida na revista da programação da feira, também reúne espetáculos no Teatro Sesi e neste ano, pela primeira vez, no Centro de Eventos RibeirãoShopping, Iguatemi Shopping Ribeirão Preto e em outros pontos da Feira.
Confira programação completa no link: https://fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf

Patrimônio cultural

Em março de 2019, a Orquestra anunciou seu reposicionamento e adotou o nome de Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto, estabelecendo uma conexão direta com os 34 municípios da região metropolitana. A OSMRP possui vários projetos entre eles Projeto Tocando a Vida, Série Juventude Tem Concerto, Ensaio Aberto, Música Solidária, Música nas Igrejas, Ciranda Sinfônica, Série Concertos Internacionais e Série Concertos Especiais.

Em 29 de maio, a Prefeitura de Ribeirão Preto sancionou uma lei que transformou a Orquestra em Patrimônio Cultural Imaterial do povo ribeirão-pretano. A nova norma – de número 14.338 – foi publicada no Diário Oficial.

A lei tem como objetivo proteger e reconhecer a orquestra da cidade, que passou por inúmeras dificuldades financeiras, além de preservar todo o acervo e ampliar a possibilidade de convênios para angariar mais fundos.

O grupo de músicos foi fundado em 1921 e conta com uma história de devoção e amor à música. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, a orquestra funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e musical.

Ingressos
Para assistir ao concerto da OSMRP é preciso chegar com uma hora de antecedência no local e retirar senha na Central de Informações, que fica na Esplanada do Theatro Pedro II.

Serviço:

O que: Concerto da Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto na 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Quando: 12 de junho

Onde: Theatro Pedro II – Sala Principal – Rua Álvares Cabral, 370 no Centro

Entrada: Gratuita – retirada de senhas com uma hora de antecedência na Central de Informações, na Esplanada do Theatro Pedro II

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma das maiores programações culturais do país e neste ano traz o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:

Homenageados

Como em todos os anos, a 19ª Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Contato – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis: