Pesquisadores organizam livro com propostas para uma Cidade Humana
...

Obra reúne experiências de seis anos de pesquisa em gestão de cidades.

Lançamento será dia 22 de maio, 19h30, na Livraria da Vila – Lorena - SP

Ribeirão Preto (SP), 20 de maio de 2019 - Os integrantes do Instituto Paulista de Cidades Criativas e identidades Culturais (IPCCIC) não aceitam o conceito de mais humana, isso significaria conceber a possibilidade da existência de uma cidade menos humana. O trajeto de pesquisa e estudo levou o grupo de um lugar ao outro. No início, a proposta era a de transformar as localidades em Cidades Criativas. Com o tempo e o resultado das escutas feitas em 22 cidades do interior do Estado de São Paulo, os pesquisadores entenderam que a versão criativa de um lugar deve ser uma das características da Cidade Humana. Esse percurso está descrito no livro Seis passos para a Cidade Humana, que será lançado no dia 22 de maio, pela Editora Estação das Letras e Cores, na Livraria da Vila – Lorena, em São Paulo, às 19h30.

Filiados à Teoria U desde 2014, uma corrente proposta pelo Presencing Institute, que tem o economista Otto Scharmer como uma das lideranças, o grupo percorre pelos seis passos necessários para a transformação de uma cidade em Humana, fazendo o trajeto do “U”. No prefácio, o antropólogo Michelangelo Giampaoli, da Universidade de Illinois de Chicago, alerta para a obviedade do conceito. Para ele, todas as cidades deveriam ser humanas e aponta para a crueldade de assim não serem.

O jornalista André Trigueiro, por sua vez, indaga na capa do livro: e se o planejamento urbano levasse em conta as expectativas dos moradores e a possibilidade de eles serem elevados à condição de cidadãos cocriadores? Então, conclui que o livro, ousado em sua proposta, aponta caminhos para que o projeto coletivo das cidades não esvazie a mais nobre e urgente de todas as utopias; o ser humano precisa vir em primeiro lugar.

Para a presidente do IPCCIC, Lilian Rosa, a publicação em livro da trilha que leva um gestor público até a consolidação de uma Cidade Humana é uma devolutiva que o Instituto faz diante da oportunidade de se dedicar a pensar a gestão. “Com esse material, queremos propor um debate sobre importantes mudanças que precisam ocorrer”, explica.

Em síntese, os seis passos estão sistematicamente organizados de maneira que um serve de estrutura para o outro. A trilha propõe, de início, que o ser humano seja colocado em primeiro lugar. Na sequência, estabelece que o cidadão usuário da cidade deva ser formado cocriador; e assim segue: que haja o sentido de comunidade; que o ser humano seja religado ao meio ambiente; que a Economia seja cocriadora, pautada na colaboração, no circuito curto, no modelo circular e criativa e que se possa, sempre, educar em suas múltiplas formas. Como base o grupo defende o amor como atitude pedagógica.

A vice-presidente do IPCCIC, Adriana Silva, reitera que o livro não tem a pretensão de responder perguntas específicas, mas de oferecer muitas possibilidades de respostas a partir das identidades culturais das muitas localidades que se interessarem em adotar um modelo de gestão que priorize a humanidade das cidades.

Sobre o IPCCIC

O Instituto está sediado em Ribeirão Preto, há 330 km da capital paulista. Tem como objetivo estudar a realidade das cidades brasileiras e a partir de diagnósticos específicos, com base nas referências culturais dos locais, criar programas de ações integradas entre Poder Público e sociedade para a transformação das cidades em lugares criativos. A meta do Instituto é a de criar Redes de Gestão Cooperada entre cidades ligadas geográfica e/ou culturalmente a fim de

colaborar na elaboração do Inventário de Referências Culturais das cidades brasileiras e atuar na difusão da Economia Criativa, qualificando técnicos para a aplicação dos programas e ações.

O que: Lançamento do livro Seis passos para a Cidade Humana
Data: 22/05/2018
Horário: 19h30
Local: Livraria da Vila – Lorena / São Paulo/ SP. Endereço: Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Feminina  Masculino
Tipo: Pauta  Data Publicação: 21/05/19