Projeto “Maestro Quianzala Convida” entrega instrumentos para alunos
...

Aulas online e gratuitas estão ajudando muitas crianças e adolescentes neste momento de pandemia em Uberlândia.

Julho de 2020 - Crianças e adolescentes entusiasmados ao receberem em mãos um violino, viola ou violoncelo para aprender música. Pais satisfeitos e agradecidos pela oportunidade que o Projeto Maestro Quianzala Convida está oferecendo em Uberlândia (MG).

Por causa da pandemia, as aulas de música que seriam presenciais estão acontecendo através da internet e toda semana, seguindo as orientações de segurança e higiene, um professor vai até a casa dos alunos só para afinar o instrumento.

As gêmeas Letícia e Larissa de Souza, de 12 anos, moram no bairro Glória e estão participando do projeto. “Elas estão muito empolgadas. Mesmo as aulas sendo online, são excelentes, elas estão adorando. O Maestro e os professores são muito atenciosos, prestativos e têm uma paciência enorme para ensinar. Está sendo ótimo”, conta a mãe, Adriana.

Já Mirtes Moreira é a mãe do Gabriel, também de 12 anos e participante do projeto. “A música faz parte das nossas vidas, cresci cantando na igreja, minha mãe aprendeu a tocar violão aos 60 anos de idade e é apaixonada por música. Fico muito feliz pelo meu filho estar tendo essa oportunidade agora. Acho de extrema importância as crianças aprenderem música, até para complementar as aulas da escola, o tempo livre delas, tirá-las das ruas e não ficarem só na TV e vídeo game”, diz Mirtes.

Serão 10 meses de formação totalmente gratuita!

O projeto, que teve início no mês de junho, vai promover durante 10 meses de forma totalmente gratuita a iniciação e a profissionalização musical, na área de Orquestra Sinfônica, para alunos e profissionais de Uberlândia (MG). Haverá formação artística inicial para as crianças e adolescentes que são alunos da Instituição Bem Estar, moradores da região sul no bairro São Jorge. Haverá também um processo de formação continuada para 25 alunos de música da cidade, contribuindo para sua profissionalização no ramo.

O projeto prevê também a criação de uma orquestra sinfônica com estudantes e profissionais da música, proporcionando rotina de estudos e ensaios, e ainda um “Festival Pedagógico”, com workshops, masterclasses, palestras e recitais, além de cinco apresentações artísticas, sendo quatro concertos virtuais (lives) e um espetáculo final no Teatro Municipal, aberto à comunidade, quando for possível sua realização.

O Projeto “Maestro Quianzala Convida” é patrocinado pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Sobre Maestro Quianzala

Com apenas 10 anos de idade, Afonso Quianzala tomou a decisão que culminaria no fato de Uberlândia ter hoje um empreendimento de sucesso no ramo de orquestras. Desde pequeno, ainda na Angola, envolveu-se com a música por influência de seus pais que eram musicistas e tocavam na igreja, em casa e em saraus na vizinhança. No Brasil, estudou música em São Paulo, e posteriormente estabeleceu-se em Uberlândia para estudar violino no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Nesse percurso, já trabalhava com música e também aprendeu de forma autodidata diversos outros instrumentos.

Formou-se em violino pela Universidade Federal de Uberlândia, período no qual passou a ser professor de música no projeto cultural “Orquestra Jovem de Uberlândia”, que já formou centenas de crianças e adolescentes, realizou várias apresentações e colaborou para o ingresso de ex-alunos na vida universitária e no mercado de trabalho formal.

Detentor de vários prêmios, como o de Professor Destaque de Minas Gerais pela APPMG, Cidadão Benemérito pelo Instituto Algar e Cidadão Honorário pela Câmara Municipal de Uberlândia, Maestro Quianzala é um empresário de destaque no setor de musicais para eventos, com uma das maiores e mais qualificadas equipes do segmento, além de maestro do Projeto Social de Orquestra em Patos de Minas (Orquestra Filarmônica de Patos de Minas).

Mais sobre o Instituto Algar

Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Além disso, acredita que as artes, a cultura e o esporte são ferramentas de inclusão e transformação social. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar que, hoje, atua em quatro frentes: cultura, educação, esporte e voluntariado. Por meio de programas estruturados, beneficia todos os anos, milhares de crianças, adolescente e jovens.

Informações para imprensa:

Michele Borges