Simpósio de Oncobiologia reúne cientistas e apresenta mais de 120 estudos científicos sobre o câncer, no Rio de Janeiro


Simpósio de Oncobiologia reúne cientistas e apresenta mais de 120 estudos científicos sobre o câncer, no Rio de Janeiro


Pesquisadores e pesquisadoras de diferentes áreas da ciência, que estudam diferentes tipos de câncer, estarão reunidos no XIII Simpósio de Oncobiologia, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de setembro, no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campus Fundão. Mais de 200 pessoas já confirmaram presença - e as inscrições estão abertas, no link: https://forms.gle/FvuEjLPFFG2cXqos8


A programação do evento conta com palestras de renomados especialistas no campo da pesquisa científica em câncer, de instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e Instituto Oswaldo Cruz, e instituições fora da cidade, como a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Hospital JP Garrahan, de Buenos Aires. Entre os temas abordados estão os mecanismos de ação e resistência à imunoterapia, metástase do câncer colorretal, marcadores transcriptômicos em cânceres associados à infecção pelo HPV, testagem de compostos anticâncer em modelos de embriões de rãs, e alterações no metabolismo lipídico e seus impactos no câncer.


Além das palestras, mais de 125 estudos científicos sobre o câncer - realizados em diferentes universidades e por pesquisadores com diferentes níveis de experiência - serão apresentados ao longo do evento, em formato pôster e em apresentações orais. Entre os trabalhos inscritos estão pesquisas sobre o câncer realizadas em áreas como bioinformática, biologia celular, biologia estrutural, biologia molecular, educação e divulgação científica, glicobiologia, metabolismo, proteômica e metabolômica, regulação gênica, sinalização celular, terapia celular, terapia com fármacos e terapia com produtos naturais.


"Este ano o Simpósio abordará temas variados no campo da oncobiologia, incluindo biologia celular, imunologia e genética. Apesar dos recentes cortes em diversas instâncias da ciência, pesquisa e ensino, o apoio financeiro da Fundação do Câncer viabilizou a realização do evento", afirma Robson Monteiro, coordenador do Programa de Oncobiologia, professor e pesquisador do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. "Neste sentido, o Programa de Oncobiologia vê com preocupação os cancelamentos de bolsas de iniciação científica, pós-graduação e pós-doutorado - algo que certamente impactará a produção científica brasileira."


O Simpósio de Oncobiologia é uma realização do Programa de Oncobiologia e conta com apoio da Fundação do Câncer e do iBench.



Serviço:

XIII Simpósio de Oncobiologia

Dias 23 a 25 de setembro de 2019

No auditório Rodolpho Paulo Rocco (auditório Quinhentão), no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, Ilha do Fundão

Programação completa e inscrições, no site http://simposiodeoncobiologia.blogspot.com/

Valor da inscrição: R$ 40 (quarenta reais)

Editorias: Educação  Serviços  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 12/09/19
Tags:
Informações para contato
Empresa: SB Comunicação  
Contato: Nathália Vincentis  
Telefone: 21-37984357-

E-mail: jor@sbcomunicacao.com.br
Skype:
MSN: