Miniempresa solidária rende prêmios a alunos curitibanos
Alunos da miniempresa Aquece entregam cobertores para moradores de rua

oberta impermeável desenvolvida por estudantes do Colégio Marista Paranaense é premiada pela Junior Achievement

A equipe da miniempresa Aquece tem muito o que comemorar e não estamos falando somente de prêmios. Trinta e quatro alunos da 2a série do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense, de Curitiba (PR), foram premiados em três categorias do Programa Junior Achievement por desenvolver um cobertor impermeável destinado aos moradores de rua de uma das capitais mais frias do País.

Os produtos foram desenvolvidos durante o Programa Miniempresa, criado pela Junior Achievement, organização social que incentiva jovens a empreender em todo o mundo,

em parceria com o Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná). O objetivo é estimular o empreendedorismo nos jovens, com uma metodologia diferenciada e que mostra na prática como é possível criar o próprio negócio. Em 2018, o programa contou com a participação de mais de 350 alunos de 14 escolas.

O reconhecimento dos alunos do Marista Paranaense veio por meio das categorias Prêmio de Produto Destaque, Prêmio Marketing e 2o lugar geral no ranking de miniempresas de todo o Estado.

Ao todo, a equipe produziu 188 cobertores e cerca de 150 já foram entregues a moradores de rua de Curitiba. Ainda há um estoque que deve ser entregue em breve por outras organizações parceiras.

Para Roseana Galastri, assistente do Núcleo Psicopedagógico do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense, o projeto é um ótimo exemplo de vivência profissional para os jovens. “Experimentar o mercado na prática, pensar e desenvolver estratégias para promover o produto é algo muito rico, ainda mais nessa fase em que os jovens estão decidindo qual carreira vão seguir”. Além disso, Rosana analisa que a inovação com base na solidariedade e na empatia mostra que os valores que eles vivenciam no colégio estão sendo colocados em prática.

A miniempresa Cellity, de alunos do Colégio Marista Santa Maria, também foi reconhecida: ficou com o 3o lugar no ranking. Os estudantes criaram o Keeper, um porta-cartões que é colado no verso do telefone celular.

Produto social

A inovação da Aquece foi desenvolver um produto que é vendido virtualmente ao público, mas o benefício vai para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como moradores de rua, por exemplo. A manta térmica e impermeável, desenvolvida pelos alunos da 2° série do Ensino Médio, gerou lucro para tornar a produção sustentável, mobilizou o público para a causa que assola moradores de rua em todo o País, principalmente durante as estações mais frias do ano, e levou calor para quem precisa. A parceria com instituições como a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba e a Homefull, organização não governamental dedicada à concluíram a cadeia do produto, estimulando ainda mais os alunos.

Gabriel Augusto Müler Julio, diretor de Marketing da Aquece, conta que o grupo jamais imaginou que a empresa teria tamanha proporção. “Quando surgiu a ideia de fazer o cobertor todos aderiram na hora e sabíamos que seria uma maneira de propagar o bem, mas o processo foi muito mais gratificante do que poderíamos imaginar”, comemora.

A inovação também marcou a campanha da Aquece. Todos os cobertores produzidos pelos jovens vêm com um certificado e um número de série que permite que o comprador saiba exatamente qual é a fase de desenvolvimento do produto e se o item já foi entregue. “Nós nos preocupamos com a transparência do processo para garantir a confiabilidade. Quem compra nosso cobertor pode acompanhar pelo site se ele já está pronto, se já foi entregue e por qual organização. Assim a pessoa tem certeza que seu dinheiro foi usado corretamente”, explica Julio.

Sobre a Rede Marista de Colégios

A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades. Nelas, os mais de 26 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Editorias: Economia  Educação  Negócios  Teen  Terceiro Setor
Tipo: Pauta  Data Publicação: 21/09/18