Globo de Ouro 2019: os melhores do cinema e da televisão na premiação considerada uma prévia do Oscar

Prezado(a) jornalista,

Na última quinta-feira, 06 de novembro, foi divulgada a lista do 76º Globo de Ouro, que é considerado uma prévia do Oscar. Sobre o assunto, Efrem Pedroza, professor da Especialização em Cinema do FIAM-FAAM Centro Universitário, comenta:
“Os destaques no cinema vão para Vice, estrelado por Christian Bale e Amy Adams em seis categorias; Bohemian Rhapsody, com uma indicação de Melhor Ator de Drama para Rami Malek e a surpreendente indicação de (bem-humorado) Melhor Drama ao lado do arrebatador Nasce uma Estrela, também indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator – Drama (ambos para Badley Cooper) e Melhor Atriz – Drama (para Lady Gaga). Por último e não menos importante, o filme do Pantera Negra alegrou os fãs de quadrinhos com as indicações de Melhor Filme, Canção Original e Trilha Sonora. Um importante passo para filmes do gênero que ganham cada vez mais força, como Deadpool fez em 2017 ao ser indicado como Melhor Filme Cômico ou Musical.
Filmes populares, como os de super-heróis, estão conquistando a todo ano mais espaço no Globo de Ouro. Por outro lado, é importante lembrar que em 2018 o Oscar chegou a anunciar uma nova categoria para alavancar a audiência do evento para 2019: a categoria de Melhor Filme Popular. Porém, depois de duras críticas recebidas de famosos ligados à indústria, a Academia voltou atrás da decisão e disse que a ideia “precisa ser mais estudada”.
Com surpresas ou polêmicas, frequentemente quando um filme é indicado ao Globo de Ouro e vence, acaba despontando como favorito ao Oscar. Com tantas nuances, apostar em um só se torna realmente uma tarefa muito difícil. A premiação acontece no dia 6 de janeiro, em Los Angeles, e contará com a apresentação dos atores Andy Samberg (Brooklyn Nine-Nine) e Sandra Oh (Killing Eve)”.

Caso esteja trabalhando pauta sobre o tema, o docente está à disposição para conceder entrevistas.
Sobre Efrem Pedroza
Graduado em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo, Pós-graduado Stricto Sensu em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP) e professor do curso de Pós-graduação em Cinema do FIAM-FAAM. É membro fundador do Núcleo de Estudos de Histórias em Quadrinhos Álvaro de Moya do FIAM-FAAM Centro Universitário e crítico de Cinema na Rádio Energia 97FM.

Sobre o FIAMFAAM Centro Universitário
O FIAM-FAAM Centro Universitário surgiu da fusão das Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM) e da Faculdade de Artes Alcântara Machado – (FAAM), ambas geridas pela Associação de Cultura e Ensino. Com sua história iniciada na década de 70, a instituição construiu uma trajetória educacional de alto nível, reconhecida ao longo dos anos como referência na formação de profissionais nas áreas de comunicação, arquitetura, artes, gestão e negócios. A faculdade, que faz parte do Complexo Educacional FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores altamente qualificados que oferecem aos estudantes um ensino diferenciado e inovador. Desde 2014, integra a rede internacional de universidades Laureate, que conta com mais de 70 instituições de ensino e mais de um milhão de alunos pelo mundo. Pela iniciativa Global Office, oferece aos seus alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da carreira com foco empregabilidade sob uma perspectiva internacional. A Instituição também se dedica a potencializar a transformação contínua da sociedade, desenvolvendo projetos que atendem às necessidades atuais da população.

Sobre a Laureate Brasil
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições de ensino superior que possuem mais de 50 campi em oito estados brasileiros. Fazem parte da rede Laureate Brasil: BSP - Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Sobre a Laureate International Universities
A Laureate International Universities é a maior rede mundial de instituições de ensino superior, com mais de um milhão de alunos matriculados em mais de 70 instituições, em 25 países, com mais de 200 campi e online. A Laureate oferece programas de graduação, pós-graduação e especialização de alta qualidade e voltados para a carreira, em uma ampla gama de áreas de conhecimento, incluindo artes, arquitetura, administração, design, educação, engenharia, ciências da saúde, medicina, direito e hospitalidade. A Laureate acredita que a sociedade se beneficia quando seus alunos, professores e colaboradores usam suas habilidades coletivas e experiências para criar mudanças positivas e duradouras. Este compromisso é expresso pela filosofia “Here for Good” – “Aqui para o Bem e Aqui para Sempre” e confirmado pela sua posição como uma certificada B Corp™, e a conversão, em 2015, para uma U.S. Public Benefit Corporation (Corporação Americana de Benefício Público), uma nova classe de corporação comprometida em criar um impacto positivo na sociedade. Saiba mais em: www.laureate.net

Informações para a imprensa:

Mariana Paulino
mpsouza@laureate.com.br