Ensino Fundamental I do Colégio Santa Úrsula realiza “Manhã da Criatividade”

O Corpo Docente do Ensino Fundamental I, do Colégio Santa Úrsula, de Ribeirão Preto (SP), preparou para seus alunos uma “Manhã da Criatividade”, no sábado passado (18/05), das 8 às 11 horas. O evento, realizado para alunos dos 1os aos 5os anos, ofereceu sete oficinas – Dança Moderna, Porta-Chaves, Caixa Decorada, Kit Aromatizador de Ambiente, Gastronomia, Quadro de Botões e Vaso Decorado.

As atividades foram apresentadas aos alunos, que escolheram por afinidade a oficina que gostariam de participar. A ação também promoveu a integração dos alunos dos 1os aos 5os anos do Ensino Fundamental I.

As professoras organizaram as oficinas e as ideias dos trabalhos. A Equipe de Coordenação do Ensino Fundamental I falou sobre a expectativa, a animação e o envolvimento dos alunos. “Foi um momento muito especial. As crianças desenvolveram diferentes habilidades por meio da arte, buscando através da Dança, Gastronomia e Pintura a forma mais natural e espontânea de se expressarem”, afirmou a coordenadora Fabiana Paganotti.

“A arte sensibiliza e nosso objetivo aqui foi que as crianças tivessem espaço para demonstrar afeto, emoção e para desenvolverem a criatividade”, salientou a coordenadora Ana Paula Corrêa. “O Método Montessori propõe, justamente, este trabalho de estimular as múltiplas inteligências e levar os alunos ao autoconhecimento”, contou a coordenadora Vivian Lorenzato.

Arte para se expressar

“Quando falamos em arte, estamos trabalhando também a promoção da cultura da paz e está perfeitamente alinhado ao Método Montessori. A elaboração de um objeto de arte exige foco, concentração e liberdade. A arte leva a criança a entrar em contato com o que ela tem de mais belo, com seu ‘eu’ mais profundo para se expressar e harmonizar suas vivências”, lembrou a coordenadora Patrícia Carlos.

Isabella Baldo, do 5º ano, escolheu a oficina de Porta-Chaves. “Minha mãe estava precisando de um lugar para guardar as chaves em casa, por isso fiz um para ela. Foi muito divertido. Eu adorei fazer este trabalho manual”, contou.

Daniela Guedes, também do 5º ano, disse que escolheu a de Gastronomia porque era uma coisa nova para ela. “O colégio está oferecendo para nós um monte de atividades legais. Eu adorei preparar a massa do bolo”, falou.

Lucas Bastos, do 3º ano, optou também pela oficina de Gastronomia. “Eu adoro cozinhar e gosto mesmo de fazer churrasco, mas hoje aprendemos a fazer um bolo no pote”, ressaltou. O amigo de Lucas, Pedro Silva, também do 3º ano, participou da mesma oficina. “Foi muito legal. Recebemos muitas instruções de como usar a batedeira e ligar o forno”, lembrou.

Editorias: Criança
Tipo: Pauta  Data Publicação: 29/05/19