Nota de falecimento

Faleceu no dia 7 de agosto, aos 97 anos, a associada do Instituto Cultural de Itu, Profª Avacy Fernandes da Rocha de Francisco. Foi uma das
primeiras doadoras de acervos de partituras ao Museu da Música, em 2009,
para a formação da coleção Roberto de Francisco.

Era natural de Gravatal (SC) e vivia em Itu desde 1945. Estudou música no Colégio N.Sra. do Patrocínio, onde se formou em 1954. Lecionou em escolas estaduais de Piedade, Indaiatuba, Salto e Itu, inclusive a disciplina de Canto Orfeônico.

Atuou no Coro do Bom Jesus por 50 anos. Foi sepultada no jazigo da família no cemitério municipal de Itu. O coral Vozes de Itu apresentando-se durante
o féretro e a missa de sétimo dia.

Museu da Música celebra Tristão Mariano
O aniversário de 175 anos do compositor Tristão Mariano da Costa foi vivamente celebrado pelo Museu da Música, Coral Vozes de Itu e Academia Ituana de Letras entre os dias 6 e 12 de junho.

Além de cantar a sua música em celebrações religiosas, aconteceu uma live do curador do museu na reunião da ACADIL e o lançamento da mostra virtual “O erudito e o popular na festa de São Benedito” que discute, entre outras questões, a música sacra de Tristão Mariano. A mostra está disponível no site - www.museudamusicaitu.com.br

Música de Itu em Cabreúva

A convite da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cabreúva o Coral Vozes de Itu gravou um concerto histórico na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, divulgado durante a Semana Erothides de Campos.

O evento celebra os 25 anos do concerto do Coral na cidade vizinha. Durante a apresentação foram cantadas obras do padre Jesuíno do Monte Carmelo, Miguel Dutra, Elias Lobo e Tristão Mariano.

A narração inicial, pelo Secretário Adjunto de Cultura, Prof. Marco Ribeiro,
relacionou o repertório aos momentos históricos de Cabreúva. A gravação está disponível no facebook da prefeitura cabreuvana.

Dia Elias Lobo é lembrado por Museu e Coral

No dia 6 de agosto, solenidade da Transfiguração de Jesus, o Coral Vozes de Itu participou da missa solene na igreja do Bom Jesus quando foi lembrada a memória do maestro Elias Álvares Lobo, anualmente rememorada no dia do seu aniversário (9 de agosto).

Foram cantadas suas obras musicais e de outros compositores ituanos, como
seu professor padre Jerônimo Pinto Rodrigues. Diversos descendentes do compositor estiveram presentes.

A missa, celebrada pelo pároco, padre Francisco Rossi, contou com apoio cultural do Museu da Música - Itu e Instituto Cultural de Itu.

PRÓXIMOS EVENTOS

Primavera dos Museus - Entre os dias 19 e 24 de setembro o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) propõe que os museus brasileiros realizem eventos, em 2021, com o tema “Museus, perdas e recomeços”.

Além da apresentação de músicas do repertório tradicional de Itu, cuja perda só não se deu pelo trabalho do Museu da Música, uma linha do tempo sobre o trabalho de pesquisa de repertório, que remonta o século XIX, estará disponível no site do Museu da Música.

Sobre o tema haverá ações educativas em escolas da região. A programação será divulgada em breve no site www.museudamusicaitu.com.br.

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Religião e Espiritualidade  Turismo
Tipo: Pauta  Data Publicação: 31/08/21