Abelhas e meio ambiente são temas de curso para educadores da rede municipal
Capacitação de Educadores no dia 25 de maio

Parceria da ONG "Bee or not to be" com a Prefeitura de Ribeirão Preto, Projeto de Educação Ambiental "Sem abelha, sem alimento" capacitou 51 pessoas no dia 25 de maio e deve atingir 27 escolas e mais de 2.800 alunos em 2019

No último sábado, 25 de maio, 48 educadores da Secretaria Municipal de Educação e três estagiários da Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto participaram de um curso que tinha como tema as abelhas e o meio ambiente. Promovido no auditório do Edifício Empresarial do Shopping Iguatemi, a capacitação faz parte do Projeto de Educação Ambiental “Sem abelha, sem alimento”, uma parceria da ONG “Bee or not to be” e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto para levar à rede pública conteúdo relevante e atualizado sobre conservação ambiental e necessidade de proteção aos maiores polinizadores do planeta.

Em seu segundo ano de realização, houve expansão de quase 50% no número de alunos beneficiados pelo Projeto que integra 27 das 30 escolas municipais e visa o trabalho educativo com um total de 27 coordenadores, 116 professores e 2.842 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental 1 - a participação no projeto é por adesão espontânea dos professores da rede municipal de ensino. Além da capacitação dos educadores, o Projeto envolve a distribuição de um Caderno de Atividades para Educação Ambiental e ações pedagógicas como uma feira educativa, mostra de arte infantil e visita interativa a um meliponário. O esforço está conectado a uma agenda mundial de combate ao declínio dos polinizadores, promovida pela ONU, que pelo segundo ano celebrou, em 20/05, a instituição do Dia Mundial da Abelha.

O curso no dia 25 de maio, intitulado “Abelhas e Paisagens: Estratégias Didáticas para o Ensino de Biodiversidade, Sustentabilidade e Conservação Ambiental” contou com uma palestra de abertura trazendo os pilares do projeto e mais quatro palestras a respeito das abelhas e sua interação com o meio ambiente, ministradas por professores da USP e especialistas. Durante a programação, realizada das 8h30 às 15h30, aconteceu a entrega simbólica do material didático doado pela ONG à Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

“O resultado atingido foi muito positivo. Conseguimos reunir nesse curso de capacitação especialistas para as palestras, coordenadores, professores, estagiários e responsáveis educacionais das duas secretarias municipais, além de representantes dos apoiadores da iniciativa. Isso mostra que o projeto está crescendo e motivando os participantes a levarem aos seus alunos conhecimento atualizado sobre as abelhas e sua importância para a sustentabilidade do meio ambiente”, afirma a professora Rosane Peruchi, integrante do Bee or not to be e uma das idealizadoras do “Sem abelha, sem alimento”. Este ano o projeto conta também com o apoio das empresas Apis Flora, Grupo Barão de Mauá e da Construtora Pagano.

A Organização de Proteção às Abelhas “Bee or not to be” é uma associação socioambientalista sediada em Ribeirão Preto que reúne cientistas, professores, produtores de mel, empresários, agricultores, meliponicultores, autoridades, militantes e defensores da causa. A ONG apoia e desenvolve ações para a defesa, elevação e manutenção da vida de todas as espécies de abelhas e do meio ambiente, em especial no Brasil e na América Latina, através das atividades de educação profissional e ambiental.

Mais informações nos sites www.semabelhasemalimento.com.br e www.beeornottobe.com.br .

Conceito Comunicação

(16) 3621-3252

Atendimento: Gustavo Junqueira

Editorias:   Alimentos  Animais  Ecologia e Meio ambiente  Educação  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 29/05/19
Tags:
Informações para contato
Empresa: Conceito Comunicação   
Contato: Conceito Comunicação  
Telefone: 16-36213252-

E-mail: juliana@conceitocomunic.com.br
Skype:
MSN: